ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CANINDÉ

 

Canindé, é o décimo primeiro município cearense mais populoso, a religiosidade e o cotidiano da população estão intimamente ligados, quanto mais nos meses de alto fluxo turístico alimentado por romeiros vindos dos mais diversos lugares do Brasil que vêm a Canindé depositar sua fé e devoção nos vários locais de peregrinação considerados sagrados pelos visitantes como a Basílica de São Francisco das Chagas; a Estátua de São Francisco, um gigantesco monumento com mais de 30 metros de altura; a Via Sacra; o Zoológico Municipal e a Praça dos Romeiros — um anfiteatro ao ar livre com capacidade para mais de 120 mil pessoas.

 

A região eram habitada por índios de origem Tapuia: Jenipapos-canindés, Kanyndés. A partir do século XVII, os portugueses começaram a ocupar estas terras, em 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, estabeleceu-se às margens do rio Canindé e, logo depois, iniciou a construção de uma capela em honra a São Francisco das Chagas, que é o marco histórico e religioso de Canindé. A construção do templo atual foi encarregada ao arquiteto italiano Antonio Mazzini.

 

Esta capela ficou pronta em 1796, depois de disputas jurídicas e paralisações devido a Seca dos três setes (1777) e também a seca de 1793. A primeira imagem de São Francisco é conhecida popularmente como São Francisquinho, por conta de seu tamanho.

Em 1818, o povoado de Canindé havia sido elevado à categoria de vila, quando também foi demarcado seu território às margens do rio que nomeou o lugar. Sua fundação foi no dia 29 de julho de 1846.

 

A Festa de São Francisco das Chagas, um dos mais antigos eventos religiosos do Brasil, acontece de 24 de setembro a 4 de outubro (data dedicada a São Francisco das Chagas). Essa data é alterada apenas em anos eleitorais.

Apesar da não realização da semana do município, com ações esportivas, culturais e inaugurações com a presença de público, devido à pandemia do novo coronavirus, a Prefeitura manteve a outorga da Medalha Canindé, com as entregas sendo simbólicas nas residências dos agraciados, Camilo Santana, HOMENAGEM ESPECIAL.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *