“Fortaleza: Território de Invenções”: agenda celebrativa aos 300 anos de Fortaleza segue com Rota do Patrimônio neste sábado (18)
Passeio mediado em embarcações com trajeto da orla do Mucuripe ao Pirambu convida fortalezenses e turistas a conhecerem mais sobre a cidade a partir da sua relação com o mar
Integrando o “Fortaleza: Território de Invenções”, programação especial em celebração aos 300 anos de Fortaleza, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), via Coordenadoria do Patrimônio Histórico-Cultural (CPHC), e do Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza, neste sábado (18), a Rota do Patrimônio, uma experiência mediada que convida a população a mergulhar na história, nas transformações urbanas e nas relações culturais que dão forma à cidade.
A iniciativa propõe um percurso marítimo mediado, proporcionando aos cidadãos o conhecimento sobre a história da cidade — suas origens, evolução, coletividades e práticas sociais e econômicas — especialmente na relação de Fortaleza com o mar, explorando aspectos do cotidiano e fomentando o turismo e o sentimento de pertencimento local.

As inscrições, abertas na última quinta-feira (9/4), esgotaram rapidamente, com 100 vagas preenchidas por meio de formulário online. Também foram disponibilizadas 20 vagas reservas para a ocupação de vagas remanescentes em caso de desistência, conforme a ordem de inscrição. Em virtude das intensas chuvas do último sábado, dia 11 de abril de 2026, a programação foi adiada para esta semana, sendo preservada a lista das pessoas já inscritas. A saída será às 9h30 (embarque a partir das 9h), partindo do Mucuripe, seguindo até o Pirambu, e retornando ao ponto inicial em horário previsto às 12h30.
A rota também contempla pontos emblemáticos da cidade, como o Mercado dos Peixes, a Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses, o Estoril, os Aterros, e o Poço da Draga, entre outros marcos históricos e culturais que ajudam a narrar a construção de Fortaleza ao longo desses três séculos.
Serviço
Rota do Patrimônio em celebração aos 300 anos de Fortaleza – Passeio de Barco Mediado entre o Mucuripe e o Pirambu
Data: 18 de abril de 2026 (sábado)
Embarque às 9h do ponto situado na faixa de areia, na altura da Av. Beira Mar, 4293 – Mucuripe (Próximo ao Parque Bisão)
Saída: 9h30
Trajeto: Mucuripe – Pirambu – Mucuripe
Retorno: 12h30 (Previsão)
Inscrições esgotadas



