MPB4 – 60 ANOS ABRINDO VEREDAS PARA A MÚSICA BRASILEIRA

“Amigo é pra essas coisas”. Mais do que o nome de uma música, é o nome do show que o MPB4 apresentou neste sábado, dia 6, no Blue Note do Rio, em duas sessões: às 20h e às 22h.

E mais ainda do que nome de show é quase uma missão. Amigo é pra dar força, pra abrir caminho, para oferecer espaço. E, por tudo isso, é que o grupo – formado por Aquiles Reis (voz), Miltinho (voz e violão), Dalmo Medeiros (voz e viola) e Paulo Malaguti Pauleira (voz e teclado) – sempre convida artistas novos, jovens, para participar de seus shows. Desta vez, os convidados são a cantora e violonista Luísa Lacerda e o cantor, compositor e pianista Paulo Francisco Paes.

Paes vai apresentar “Fora do tempo”, música que abre o disco dele “Estar ao redor”, que tem a participação de Ilessi e Luísa Lacerda. Ela vai cantar duas músicas de Paes – “Dias assim” e “Flor de outono” com ele. E, em seguida, os dois se juntam ao MPB4 para cantar “Falando de amor”, de Tom Jobim. “O MPB4 sempre esteve presente na minha vida musical desde garoto. Então, pra mim é mais do que um privilégio, é uma honra poder participar de um show deles, porque eles fazem parte da história da música brasileira”, empolga-se Paes.
A história do MPB4 na música brasileira é mesmo importante, e o repertório do show atesta isso: “Roda viva” (Chico Buarque), “A lua” (Renato Rocha), “Vira virou” (Kleiton Ramil), “Beco do Mota” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Samba do avião” (Tom Jobim), “Regra três” e “O bem amado” (Toquinho e Vinicius de Moraes), além, claro, de “Amigo é pra essas coisas” (Aldir Blanc / Silvio Silva Junior).
Com 60 anos na estrada, o MPB4 vem acumulando fãs e amigos. Nas duas sessões do show “Amigo é pra essas coisas” neste sábado, dia 6, no Blue Note, em Copacabana, o grupo aproveitou para reverenciar o amigo Ziraldo, a quem dedicou o espetáculo.

Enquanto Ziraldo estava nas trincheiras do Pasquim contra a ditadura, o MPB4 levantava bandeiras no campo musical. Num dos momentos mais emocionantes da apresentação deste sábado, Aquiles, Miltinho, Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira cantaram “Cálice”, música de Gilberto Gil e Chico Buarque, remetendo o público aos tempos sombrios de “Roda viva”. E como nas batalhas da vida é importante abrir espaço para o novo – que sempre vem! –, o grupo convidou a cantora e violonista Luísa Lacerda e o cantor, compositor e pianista Paulo Francisco Paes para participarem do show. os jovens artistas!

O importante é sempre estar na luta em boa companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *