In Memorian| Matriarca da família Ferreira Gomes dona Maria José ou Mazé – Singela Homenagem

 

 

Hoje venho homenagear a Matriarca da família Ferreira Gomes, dona Maria José ou Mazé como era carinhosamente conhecida. Paulista de nascimento, Dona Mazé ainda nova se mudou para Sobral, onde se casou com José Euclides Ferreira Gomes com quem teve cinco filhos Cid, Ciro,Lia , Ivo e Lúcio.

 

Maria José nasceu em São Paulo e mudou-se com o marido José Euclides Ferreira Gomes para Sobral, onde foi prefeito de 1977 a 1982.Professora por amor e profissão, desenvolveu trabalho em colégios e escolas, e foi secretária de Educação de Sobral e delegada regional de ensino, manifestando crença na importância de todos exercerem pela educação a vida em plenitude.

Mantinha trabalho social permanente, e orgulhava-se de ter trazido para Sobral o Fundo Cristão para as Crianças, organização formada por grupos para apoiar crianças e adolescentes em situação de pobreza e vulnerabilidade social, além de entregar-se de corpo e alma ao Projeto Trevo de 4 Folhas, voltado para assistir aos necessitados. Era mulher forte, mas serena. Corajosa, não via problemas sem solução. Sabia amar, saciar a sede na fonte familiar e conjugar o verbo da benquerença. Charmosa, revelava simplicidade e leveza. Exercitava bem seu testemunho de mãe admirável e do bom conselho, elegendo para os filhos a valorização da família como meta e riqueza. Tinha o azul como cor e os bons livros sempre ocupavam suas horas, não aderindo a leitura digital. “Prefiro o cheiro e a textura do papel, assim como segurar com minhas mãos o livro escolhido”, revelava.

Recebeu muitos títulos, mas emocionou-se ao ser homenageada no Dia Internacional da Mulher, em 2014, pela Associação de Líderes e Lojistas Femininas, Alfe, presidida por Fátima Duarte.

Recebeu o título de cidadã cearense, era conhecida por ser conselheira dos filhos políticos. Sobral é hoje, exemplo para o Brasil na educação, saúde, modelo de administração pública, Eternas saudades – Dona Mazé.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *