Ceará finaliza protótipo de capacete de respiração assistida em parceria com Fiec, UFC e Unifor

 

 

O Ceará está perto de viabilizar um capacete que permite respiração assistida a pacientes de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Um protótipo estava em fase de ajustes finais e agora será submetido a testes para validar sua capacidade de ajudar o sistema respiratório humano, parte mais afetada pela covid-19.

O Elmo é a promessa para desafogar as UTIs, que já estão saturadas de pacientes com Covid-19. Outra vantagem é o baixo custo, que garante facilidade de produção em larga escala. Enquanto uma máquina de ventilação mecânica custa em média R$ 70 mil, o capacete respirador sai a um custo de cerca de R$ 300,00 a unidade. O modelo segue um tipo adotado em países da Europa, como a Itália, que teve bons resultados, com redução da necessidade de aparelhos de ventilação mecânica em cerca de 60%. O equipamento pode ainda ser desinfectado e reutilizado.

O capacete é capaz de reduzir a necessidade de respiradores pulmonares artificiais pois trata-se de uma oxigenoterapia do paciente que inala oxigênio puro e não re-inala o CO2 produzido, que tampouco é expelido no ambiente, evitando a contaminação dos demais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *