A cantora Rita Lee lança livros infantis – “Sou um misto de dona Benta com Darcy Gonçalves”

Em meio à pandemia e a participações em lives, a cantora e compositora Rita Lee (@ritaleejones e @litaree_real ), de 72 anos, volta à cena esta segunda-feira com o relançamento, pela Globo Livros, de “Dr. Alex e os Reis de Angra” e “Dr. Alex e o Phantom” — os livros finais da tetralogia infantil que ela publicou entre 1986 e 1992 (ano passado, foram reeditados os dois primeiros volumes, “Dr. Alex” e “Dr. Alex na Amazônia”).

Com textos reescritos pela autora e novas ilustrações (de Guilherme Francini e Quihoma Isaac), as obras apresentam às novas gerações mais algumas aventuras do ratinho Alex e seus amigos telepáticos na luta contra os que querem acabar com o planeta.

— Não é de agora que a Amazônia vem sendo estuprada. E também o Pantanal. Mas, nesse momento, tudo está ainda pior. Basta ler nos jornais e ver no noticiário as queimadas, a devastação, o garimpo ilegal, a contaminação da água e do solo…

Para “Dr. Alex e o Phantom”, que foi lançado originalmente em 1992 com o título “Dr. Alex e o Oráculo de Quartz”, a cantora incluiu ainda um novo personagem, a Vovó Ritinha – segundo ela, uma “velhinha fofa que conta histórias verdadeiras para crianças saberem dos perigos que ameaçam os reinos mineral, vegetal e animal através do ratinho Alex”.

— Dr. Alex é um ambientalista meio mago e chapa de extraterrestres. Faço coleção de cristais Phantom. Já presenteei David Bowie e Brigitte Bardot com Phantoms especiais da minha coleção. Tenho um Phantom mágico de verdade, é hipnotizante. Os brasileiros não dão muita bola para nossas pedras brutas semipreciosas, enquanto os gringos caem de boca — conta Rita, que á avó de Ziza, de 15 anos, e de Tutui, de 3. — Digamos que sou um misto de Dona Benta com Dercy Gonçalves. Conto diferentes histórias, de acordo com a idade deles, e sou bem desbocada. Com essa maldita pandemia, as contações caseiras deram um tempo, agora é apenas um alô diário via Skype. O pior é não poder dar uns amassos pessoalmente nos filhos e netos.

Leia mais em oglobo.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *