Tijuca (RJ), Jeri (CE) e Iguaçu (PR) respondem por 41% de visitas a parques

Com o objetivo de estimular o Turismo de proximidade e seguindo a tendência de buscar viagens por atividades em contato com a natureza, o Ministério do Turismo divulgou  Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), produzido pela Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT). O estudo lista os principais parques nacionais de Unidades de Conservação no Brasil (UCs), seus atrativos, as atividades turísticas disponíveis e as melhores épocas para visitação. Além disso o relatório trata do segmento de ecoturismo, com dados atualizados sobre o tema.

De acordo com o BIMT, há 334 unidades de conservação federais no Brasil, que estão distribuídas em todos os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando cerca de 9% do território terrestre nacional e 2% do bioma marinho costeiro. As UCs são classificadas em categorias: Parque Nacional; Floresta Nacional; Área de Proteção Ambiental; Reserva Extrativista; Área de Relevante de Interesse Ecológico; Estação Ecológica; Monumento Natural; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Biológica; Refúgio de Vida Silvestre.

 

A categoria Parque Nacional permanece como a mais visitada: 64%. Contudo, Áreas de Proteção Ambiental, Monumentos Naturais e Reservas Extrativistas vêm ganhando destaque e representam parcela importante da visitação total. Grande parte das visitas – 14,2 milhões -, está concentrada em 22 unidades de conservação, enquanto 1,1 milhão de visitas estão distribuídas nas outras 115 UCs.

Os Parque Nacionais da Tijuca, no RJ, do Iguaçu, no Paraná, e de Jericoacoara, no Ceará, representam 41% das visitas. A Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, juntamente com a Reserva Extrativista de Arraial do Cabo, ambas no Rio de Janeiro, além do Monumento Natural do Rio São Francisco, entre Alagoas, Bahia e Sergipe, respondem conjuntamente por 24% das visitas.

 

 

Fonte: PanRotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *