MTur divulga protocolos básicos e específicos para 15 atividades

O Ministério do Turismo lançou na ultima quinta-feira(04) o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro, faça a sua parte“. O lançamento ocorreu em uma live que contou com a participação do ministro Marcelo Álvaro Antônio e de diversos nomes do trade turístico nacional, como a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, o presidente da Braztoa, Roberto Neldeciu, e do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares.

Na ocasião, os líderes da pasta apresentaram os protocolos básicos e específicos para cada uma das 15 atividades do Cadastur. Distanciamento social, restrição de público, higienização, controle de acessso de visitantes são alguns dos protocolos exigidos para os interessados em estampar o selo em seus estabelecimentos.

Segundo Álvaro Antonioos protocolos foram construídos em conjunto com a Anvisa e com as 15 atividades do Cadastur, levando em consideração algumas medidas adotadas por entidades estrangeiras e pelo Ministério da Saúde. “Esta é uma ação que dá o ponta pé inicial para trazer a confiança do turista nacional e internacional. O Turismo doméstico será a espinha dorsal na retomada do setor, e os estabelecimentos que possuírem o selo terão ainda mais credibilidade e a confiança da sociedade”, disse.

Ainda de acordo com o ministro, o selo foi elaborado em parceria com outros dez países, que adotaram iniciativas semelhantes. “Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades”, confirmou.

Vale destacar que o selo é opcional e não é obrigatório. Entretanto, ele poderá ser, na avaliação do ministro, um “importante diferencial para atender o novo perfil de turista que surgirá pós pandemia, um turista mais atento às questões sanitárias e mais exigente em relação em relação a higiente e outros cuidados”.

Para solicitar o selo, que é gratuito, o interessado deve observar se atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o Cadastur. Em caso positivo, ele adere a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site do selo onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.

Empresas com atividades suspensa, mas em dia com o Cadastur, também poderão solicitar o selo. Clique aqui para solciitar.

 

VEJA ABAIXO OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS DIVIDIDOS POR ATIVIDADES:

 

Leia mais sobre os protocolos de MEIOS DE HOSPEDAGEM clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos de AGÊNCIAS DE VIAGENS clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos de TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos para ORGANIZADORAS DE EVENTOS clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos para PARQUES TEMÁTICOS clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos para GUIAS DE TURISMO clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos para ACAMPAMENTOS TURÍSTICOS clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos de RESTAURANTES E SIMILARES clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos para CENTROS DE EVENTOS clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos para PARQUES TEM. AQUÁTICOS clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos desta atividade clicando aqui

Leia mais sobre os protocolos de CASAS DE SHOWS E ANIMAÇÃO TURÍSTICA clicando aqui

Leia mais sobre os demais protocolos da atividade clicando aqui

Leia mais sobre os demais protocolos da atividade clicando aqui

eia mais sobre os demais protocolos da atividade clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *