Hotelaria brasileira estima R$ 8,4 bilhões em investimentos até 2028
Em plena recuperação após a pandemia de covid-19, a hotelaria brasileira encerrou o ano de 2023 com R$ 8,4 bilhões em investimentos estimados até 2028. Este montante resultará na assinatura de contratos para 137 novos hotéis nos próximos quatro anos, totalizando aproximadamente 21.863 quartos em diferentes segmentos. O valor previsto para os investimentos no setor é 26,9% maior do que o registrado em 2022, segundo a pesquisa Panorama da Hotelaria Brasileira 2023, realizada pela Hotelinvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
O estudo se concentrou nas capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), destacando uma melhora significativa nessas cidades para o turismo no Brasil, impulsionada por um aumento de 20% na receita por quarto disponível (RevPAR) ao longo do ano.
Diferentemente de 2022, quando apenas uma minoria das capitais superou a receita de 2019, em 2023 nove das dez capitais analisadas alcançaram o nível pré-pandemia. São Paulo, em particular, registrou o maior aumento do RevPAR entre todas as capitais avaliadas.

Incentivos
O programa “Conheça o Brasil: Voando,” lançado pelo Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Abear e empresas aéreas, tem como objetivo impulsionar o setor de viagens no país através de diversas ações e medidas. A iniciativa combina esforços do Governo Federal e do setor privado para incentivar mais brasileiros a viajarem e explorarem o Brasil, incluindo benefícios como o Stopover. Esta modalidade, já oferecida pela Gol e Latam em Brasília (DF) e São Paulo (SP), permite que, com apenas uma passagem aérea, os clientes conheçam uma localidade intermediária antes de seguirem para o destino final.
Para atrair mais voos internacionais ao Brasil, o Governo Federal lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). Este programa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur, com dois eixos principais: a ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e a melhoria da experiência dos turistas nos aeroportos brasileiros.



