Grupo Gesto apresenta o espetáculo “Amarga Ceia – Por que Mataram Jesus?” em espaços de Fortaleza e em hospital psiquiátrico.

O grupo teatral Gesto – Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido encena a sua principal montagem, “Amarga Ceia – Por que Mataram Jesus?”. O espetáculo da Paixão de Cristo será apresentado nesta quinta-feira, 28 de março, às 15h, no pátio do Hospital São Vicente de Pádua; na sexta-feira, 29, às 19h, na Praça da Areninha do Novo Ideal, no Rodolfo Teófilo e no sábado, 30, às 19h30, no Festival de Malhação de Judas, na Praça das Caixas da Água, no Jardim América. O acesso às apresentações é gratuito.

Na montagem da peça “Amarga Ceia – Por que Mataram Jesus?” são usados recursos do Teatro de Rua, elementos do Teatro Fórum, do Teatro do Oprimido, teatro de performance, teatro ritual, teatro físico e do teatro tradicional popular. E, ainda, recursos de metalinguagem para mesclar a história bíblica de Jesus com a história de outro Jesus, um menino morador de rua, o qual é assassinado logo após a apresentação da Paixão de Cristo. Assim, trazendo para a cena temas tão presentes nos nossos dias: violência e intolerância. O trabalho cênico do espetáculo parte de um roteiro prévio com cenas estruturadas onde se mescla a história bíblica da Paixão de Cristo com o próprio cotidiano da rua. O enredo do espetáculo remete para intolerância com as mulheres, os negros, indígenas e para com àqueles que ousam difundir ideais de igualdade e justiça social.

O espetáculo, desde a primeira montagem, em 2018, segue o mesmo texto dramático, estruturado por Eliza Gunther, a partir de um processo de criação coletiva, o qual é aperfeiçoado a cada ano, buscando melhorias seja nas técnicas de teatro de rua, na parte musical, cenografia, ou na dramaturgia em geral. Em 2023, o espetáculo deu um salto de qualidade ganhando características de um musical, tendo algumas cenas cantadas por artistas solo e outras juntando a voz de vários atores, tendo como referência o coro Grego.

Amarga Ceia – Por que Mataram Jesus?” é apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) por meio do  Edital Paixão de Cristo 2024 e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) por meio do  XVIII Edital Ceará da Paixão – 2024.

Serviço

Amarga Ceia – Por que Mataram Jesus?

28/03 às 15h, Pátio Hospital São Vicente de Pádua,

29/03 às 19h, Praça da Areninha do Rodolfo Teófilo,

30/03 às 19h30, Festival de Malhação de Judas, Jardim América (Praça das Caixas da Água)
Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *