EXPOSIÇÃO DIGITAL: MONET, RENOIR … CHAGALL. VIAGENS AO MEDITERRÂNEO

 

Esta exposição oferece uma jornada itinerante, do impressionismo à modernidade. Depois de Van Gogh, esta nova exposição digital revela a ligação entre a criação artística e as margens do Mediterrâneo, principais bacias da modernidade. Uma imersão nas obras-primas de vinte artistas: Renoir, Monet, Pissarro, Matisse, Signac, Derain, Vlaminck, Dufy, Chagall… De 28 de fevereiro de 2020 a 3 de janeiro de 2021

Em Van Gogh, esses artistas reconhecem um gênio do pintor que, depois de deixar Paris, usa a cor pura como um modo privilegiado de expressão. A partir da década de 1880, o Mediterrâneo seduziu artistas: saindo de Paris ou do Norte, eles se conheceram ao longo da costa, de Collioure a Saint-Tropez. Foi então que eles desenvolveram um novo conceito de luz e cor. Esses artistas mantêm vínculos com o Mediterrâneo, seja por suas origens ou por suas estadias no Midi. A exposição digital tem como objetivo mostrar como suas personalidades artísticas se revelam em contato com essas paisagens marítimas e como a modernidade pictórica é inventada.

Em 7 sequências e quarenta minutos, você se deixa levar de uma corrente artística para outra: do impressionismo com Monet e Renoir, ao pontilhismo com Signac e Cross, passando pelo fauvismo com Camoin, Derain, Vlaminck, Marquet. … Sem esquecer Matisse. A exposição imersiva também mostra o fascínio pelo Mediterrâneo de Bonnard e Dufy, para finalmente chegar a um dos maiores coloristas da arte moderna: Chagall.

Mais de 500 obras, hoje espalhadas pelo mundo, inundam o Atelier des Lumières com suas cores vibrantes e revelam as variações desses grandes artistas no Mediterrâneo que lhes permitiram expressar toda a sua sensibilidade.

Mais de 500 obras, hoje espalhadas pelo mundo, inundam o Atelier des Lumières com suas cores vibrantes e revelam as variações desses grandes artistas no Mediterrâneo que lhes permitiram expressar toda a sua sensibilidade.
Essa criação visual e musical de Gianfranco Iannuzzi, Massimiliano Siccardi e Renato Gatto, produzida pela Culturespaces, ocupa pisos e paredes com até 10 metros de altura: cores brilhantes e poderosas dominam o espaço, as obras são animar, recompor linha após linha, dando a ilusão de um brilho do mar e um sol cintilante.

Na cisterna, no centro do Atelier des Lumières, são apresentadas as pinturas que serviram de base para o trabalho dos diretores de artistas em sua totalidade, com seu nome e o museu em que estão expostos. Um aplicativo móvel, disponível gratuitamente, permite que você descubra essas obras.

 

 

Works: Monet, Renoir … Chagall, viaja no Mediterrâneo

 

Fotos in situ: Monet, Renoir … Chagall, viaja no Mediterrâneo

 

Yves Klein, o azul infinito

 

Moments por Melt

 

Nohlab

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *