Espetáculo “Luzia” aborda a violência obstétrica no Theatro José de Alencar

 

 

 

Espetáculo “Luzia” aborda a violência obstétrica no Theatro José de Alencar

“Luzia”, espetáculo na linguagem do circo que aborda a relação do parir a partir da violência obstétrica sofrida por milhares de mulheres no Brasil, em contraponto ao parto humanizado, será apresentado nos dias 14 e 23 de setembro, às 19h, no palco principal do Theatro José de Alencar. Após a encenação, acontece bate-papo com a plateia. A  entrada é gratuita.

O espetáculo encenado pela artista Ana Paula Prudêncio,  traz o protagonismo da mulher sobre o seu corpo, seu trabalho e sobre o ato de parir a colocando como centro da discussão e do posicionamento. A pesquisa teve sua origem no ano de 2020 no contexto de finalização, do Co-Laboratório de Artes Circenses, onde a artista-proponente é formada e especializada em Tecido Acrobático. “Luzia” traz as memórias familiares da intérprete como norte da composição em cena junto do tecido acrobático, aparelho que acompanha os movimentos que expressam a dor da violência ocorrida durante o parto e do alívio em se encontrar com outras iniciativas que colocam a mulher com o amparo e protagonismo que necessita diante do momento do nascimento. O espetáculo surge a partir dos relatos familiares da intérprete que são colocados em cena para o debate da violência comum no advento do parto. A partir desses relatos, pretende-se criar uma camada ficcional que aborde o tema e denuncie tal prática.

Sinopse:  

 Por toda a sensibilidade e força com que tem feito emergir no corpo a realidade cruel da violência obstétrica, Luzia teve sua história apagada e revirar esse arquivo de memórias junto à poética da linguagem circense não há de aliviar e nem dar luz a perversidade de um sistema que atenta contra sua existência e os seus  direitos. Luzia é um convite ao que não se representa, é narrativa que insurge do ventre fértil, das histórias que poderiam ter sido, mas não foram.

Serviço:

Luiza – Espetáculo Circense

Dia: 14 e 23  de setembro

Horário: 19h

Local: Theatro José de Alencar (TJA)

Rua Liberato Barroso, 525 – Centro – Fortaleza-CE

Classificação: 12 anos

Gratuito

Ficha Técnica:

Elenco: Ana Paula Prudêncio

Orientação Dramatúrgica: Samara Garcia

Figurino: Devon Zoal

Iluminação: Wallace Rios

Trilha Sonora: Lara Lima

Produção: Tempo Aberto

Assessoria de Imprensa: Joanice Sampaio

Design Gráfico: Gabi Saqs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *