Documentário “Hora do Recreio”, destaque em Berlim, é selecionado para o É Tudo Verdade
O documentário “Hora do Recreio”, escrito, produzido e dirigido por Lucia Murat, após sua participação de destaque no Festival de Berlim 2024, onde recebeu uma Menção Especial do Júri Jovem, foi selecionado para os Programas Especiais da 30ª edição do É Tudo Verdade. O filme terá sessões em São Paulo e no Rio de Janeiro nos dias 6, 9, 10 e 13 de abril.
Com uma abordagem que mescla documentário e ficção, o longa explora a realidade da educação pública no Brasil sob o olhar de estudantes do ensino fundamental e médio. O filme levanta discussões sobre temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, violência urbana, feminicídio e gravidez precoce, utilizando como fio condutor a performance teatral da obra “Clara dos Anjos”, de início do século XX, que narra o abuso sofrido por uma jovem negra suburbana.
A produção envolveu uma pesquisa com professores da rede pública e a participação de jovens atores de grupos teatrais de comunidades como o Vidigal, Cantagalo e Cidade de Deus. Através da dramatização da peça, os estudantes estabelecem paralelos entre as problemáticas retratadas na obra literária e suas próprias experiências de vida nas periferias, enriquecendo a discussão sobre as questões sociais contemporâneas.
Além do reconhecimento em Berlim, onde também concorreu a prêmios de Melhor Documentário e da Anistia Internacional, “Hora do Recreio” será distribuído pela Imovision no Brasil, com patrocínio de diversas instituições. Sua seleção para o É Tudo Verdade reforça a relevância do filme para o cenário do documentário brasileiro e latino-americano, oferecendo uma perspectiva sensível e engajada sobre os desafios enfrentados pela juventude e pela educação pública no país.