Dia dos Povos Indígenas inspira programação especial do CCBB Educativo – Lugares de Culturas

 

No mês em que é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas organiza no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro diversas atividades que valorizam suas culturas.

Uma delas será a apresentação do Coral da Aldeia Maracanã, no sábado, dia 20 de abril, às 12 horas. Outra será o Encontro com Educadores, com o tema Identidades Negadas e como convidado o compositor, escritor e poeta Dauá Puri, autor do primeiro livro bilíngue Puri-português “Tempo de Escuta – Alkeh Poteh e Histórias infantis”, no sábado, dia 27, às 10 horas. Continuam também as demais atividades à exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, com fotografias feitas entre 1993 e 1998 principalmente pela Amazônia e que mostram um pouco do cotidiano das aldeias indígenas no Brasil. Todas as atividades são gratuitas. O CCBB Educativo é um projeto patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Coral da Aldeia Maracanã é formado por indígenas Guajajaras que se apresentam com o canto alto, as batidas dos maracás e as vozes que se somam. São ritos de proteção, força e comunhão com a natureza e com parentes de várias etnias que fortalecem a cultura, com política e resistência de força ancestral que se mantém viva em seu território sagrado em meio à cidade do Rio. A apresentação acontecerá no Espaço Conceito, no térreo do CCBB Rio.

Já o Encontro com Educadores abordará o tema “Identidades Negadas”, com Dauá Puri. Ele tem licenciatura em Educação do Campo e Ciências da Natureza (Universidade de Federal Viçosa), é pesquisador da história e língua da etnia Puri e membro do Movimento Indígena do Rio de Janeiro. O Encontro é uma atividade destinada aos educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento, serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no Cinema 1, no térreo do CCBB Rio.

Outra atividade no sábado, dia 27, às 16h, será no Ateliê Convida, onde a artista visual Yoko Nishio, a realizará a oficina “Corpo Cidade”, na qual o público será convidado a explorar as possibilidades da instigação do olhar sobre a projeção dos corpos dentro da cidade. É uma forma subjetivo de ver corpo como paisagem, proposta pela doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), onde é professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *