CEARÁ CONQUISTA MEDALHA DE PRATA E FICA EM SEGUNDO LUGAR GERAL NA OLIMPÍADA NACIONAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
– A fase final aconteceu em Brasília para escolher o primeiro lugar nacional;
– Ao todo, Ceará recebeu 1.240 medalhas na ONEE, entre escolas públicas e privadas.
Fortaleza, 28 de novembro de 2024 – Com a medalha de prata, o estado do Ceará ficou em segundo lugar geral na fase final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A cerimônia de encerramento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, em Brasília, premiando o estudante Aroldo Andrey Lima Damasceno, de 15 anos, aluno do 9° ano do 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima. Ele foi finalista junto de outros 26 alunos, representando cada um dos estados da federação.
Na etapa local, Aroldo foi destaque e ficou com a medalha de ouro. Segundo o resultado, o Ceará se destacou com 1.240 medalhas no total, sendo 489 de ouro, 375 de prata e 376 de bronze. Ao todo, foram mais de 260 mil inscrições feitas em todo o país, sendo 36.800 de participantes do Ceará.
Essa foi a primeira edição oficial da ONEE, que, a partir deste ano, passa a ser anual e aberta a participantes de todos os estados brasileiros. A Enel Ceará, distribuidora que atua no estado, liderou a divulgação da olimpíada nas escolas públicas e privadas locais, incentivando a participação e o engajamento de professores e alunos. A Enel Brasil é apoiadora da ONEE desde o projeto piloto, em 2021, e celebra a conquista de mais de 8,8 mil medalhas nas escolas que estão em sua área de concessão.
“Essa jornada estudantil, além de promover a conscientização sobre o consumo mais eficiente e seguro de energia, também inspira jovens estudantes a se engajarem para os desafios energéticos do nosso tempo. Estamos orgulhosos em promover essa iniciativa e também pelos os excelentes resultados que tivemos nesta edição”, destaca Cilana Braga, responsável de Sustentabilidade da Enel Distribuição Ceará.
Os estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.
Sobre a ONEE
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que conta com a coordenação do Instituto ABRADEE da Energia e com a participação das concessionárias distribuidoras de energia que operam nos 27 estados e no Distrito Federal. A olimpíada tem como objetivo transmitir informações aos estudantes sobre o uso seguro e racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.
Na primeira fase, os alunos participaram de desafios em formato de games a serem resolvidos sobre o tema da olimpíada. Já na 2ª fase, que aconteceu de forma online, por meio do aplicativo ou do site da ONEE, foram propostas questões objetivas sobre o assunto. Além disso, também foi oferecido, inicialmente, um curso de formação gratuito para estudantes e professores que participaram do evento. As melhores notas de cada estado, além da medalha de ouro, são aprovadas para a fase final para disputar o primeiro lugar geral.