Fortaleza é eleita “Cidade Criativa” pela Unesco

 

Sessenta e seis cidades em todo o mundo foram designadas, nesta quarta-feira (30), como “Cidades Criativas da Unesco”. No Brasil, duas capitais aparecem na seleta lista, uma delas é Fortaleza.

As cidades escolhidas defendem ações de desenvolvimento sustentável que beneficiam diretamente as comunidades no nível urbano. “Em todo o mundo, essas cidades, cada uma a seu modo, fazem da cultura o pilar, e não um acessório, de sua estratégia”, diz a diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay. “Isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens”, completa.

Fortaleza é marcada pela influência portuguesa, holandesa, francesa e indígena, Fortaleza uma das cidades com maior diversidade artística e cultural. É reconhecida por conectar o Brasil ao mundo, pois todo o tráfego de dados entre a América Latina e o mundo passa por lá.

A influência indígena é apresentada na maioria das obras do escritor José de Alencar, que nomeia o principal cenário do ensaio, o Theatro José de Alencar, referência artística, turística e arquitetônica, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

As Cidades Criativas têm como missão colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento, com o objetivo de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Funcionam como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, trazendo contribuições concretas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *