2º DIA: Conexões do Turismo traz debates sobre retorno das feiras de negócios, o incentivo as pequenas empresas, estratégias de inovação para o turismo brasileiro e novos tempos para hotelaria

 

Com o objetivo de traçar estratégias para a retomada do turismo, o Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entidade responsável pela captação e promoção de eventos para o Ceará, realizou nos dias 30 de junho e 1º de julho o Seminário On-line e Gratuito “Conexões do Turismo: Uma Nova Era”. O segundo dia de evento trouxe debates relevantes com mais de 10 horas de discussão sobre retorno das feiras de negócios, o incentivo as pequenas empresas, as estratégias de inovação para o turismo brasileiro e novos tempos para hotelaria.

Para a presidente do Visite Ceará/Fortaleza Convention & Bureau, Ivana Rangel, o evento veio para mostrar a importância da união entre o trade turístico e ressaltar as novas possibilidades de eventos via meio digital. “Tivemos mais de 1000 inscritos e pessoas engajadas nas temáticas durante os dois dias de painéis. Foram muitas discussões que irão auxiliar na retomada responsável do setor turístico e que vão ajudar diretamente a movimentar a economia local e nacional no momento pós-pandemia”, disse.

EIXO 5 – Novos Tempos para a Hotelaria Brasileira

No primeiro painel do segundo dia, um dos pontos de destaque foram as principais mudanças que os hotéis estão planejando para o momento pós pandemia. Os convidados Guilherme Paulus, Fundador da CVC Turismo Brasil; Manoel Linhares,  Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e o mediador Régis Medeiros, presidente da ABIH Ceará, ressaltaram que o setor de hotelaria precisa mostrar soluções inovadoras, pensar fora da caixa e construir uma boa imagem para o seu negócio.

Além disso, os protocolos de segurança dos hotéis foram discutidos durante o painel e a necessidade de reforçar a hotelaria como ambiente humanizado que permite segurança, conforto e experiência personalizada nesse novo momento pós-pandemia.

EIXO 6 – O Papel dos Pequenos Negócios Turísticos na Retomada da Economia

Sob o comando da mediadora Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindieventos e Vice-Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, o segundo painel trouxe à tona a possibilidade de planejamento para incentivar os pequenos negócios no momento pós pandemia. Estiveram presentes debatendo o tema o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; a secretária executiva do Turismo (Setur), Denise Carrá; a consultora empresarial de turismo e diretora da Arc Consult, Anya Ribeiro, e o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Cavalcante Filizola.

Durante o debate, foi relatado que um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo é fortalecer a imagem do Ceará para uma localização moderna e turística. Já o representante do Sistema Fecomércio comentou sobre as ações realizadas pelo sistema para movimentar a economia local, que totalizaram mais de 360 iniciativas no ano passado. Os debatedores pontuaram que o novo normal também terá um novo turista e que o mercado precisa urgentemente estudar esse novo perfil. Também foi abordada a criação dos 11 aeroportos regionais no interior do Ceará, sobre a descentralização do turismo, o turismo comunitário e os projetos realizados para fazer uma estruturação econômica e consciente com intuito de inserir o Ceará como referência no turismo internacional.

EIXO 7 –  A Importância dos Protocolos na Retomada do Turismo

O terceiro painel abordou o retorno das feiras B2B e feiras de negócio que devem retomar com protocolos gerais. Os convidados discursaram sobre os desafios de criar protocolos para um setor transversal e quais serão os pontos principais que os organizadores e guia de turismo precisam ter nesse momento de pós-pandemia. Foi discutida também a necessidade de fazer eventos híbridos, mesclando o momento virtual e presencial, com novas oportunidades de negócios para fomentar a economia e temas para os eventos após a pandemia.

No eixo 7, a mediação ficou sob o comando do Diretor Presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves. Como convidados, estiveram presentes o Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Fátima Ancuri; O Coordenador de Inovação da Secretaria Executiva De Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Do Ceará (Sedet), Expedito Parente Júnior, e a Coordenadora de Promoção do Setor Industrial Da Sedet, Marta Campelo.

EIXO 8 – As Estratégias de Inovação na Promoção do Turismo Brasileiro

Para encerrar as discussões do último dia do evento “Conexões do Turismo”, o mediador e Vice-Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço na ALECE, deputado Sérgio Aguiar, contou com a presença do representante do Ministério do Turismo, Bob Santos; com o Secretário do Turismo do Estado do Ceará, Arialdo de Mello Pinho, além do CEO do Beach Park Entretenimento Murilo Pascoal.  As discussões abrangeram os eixos turísticos que serão trabalhados no ano que vem, as estratégias utilizadas para captação de novos turistas e a importância dos trabalho em conjunto do Governo Federal, Estadual e Municipal nesse momento, além das discussões com o setor privado.

O secretário de turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, revelou que algumas cidades litorâneas do Ceará estão passando pelo processo de saneamento básico para esse momento de pós-pandemia. Um dos pontos altos de discussão foi a estratégia a ser trabalhada na captação de novos turistas, onde o foco inicial serão os mercados onde a pandemia esteja alcançando uma curva decrescente, portanto a captação de novos turistas será primeiramente a nível local, em seguida regional e por fim nacional e internacional. O painel teve como objetivo discutir as principais estratégias de inovação na promoção do turismo brasileiro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *