Dias Branco é uma das 100 Empresas Mais Influentes do Brasil

 

Companhia ganha destaque no alcance de suas operações, exportação e trabalho social no combate à fome, na avaliação da revista VEJA Negócios e do LIDE

A líder nacional em massas e biscoitos, M. Dias Branco, é uma das 100 Empresas Mais Influentes do Brasil, segundo resultado divulgado pela revista VEJA Negócios, da Editora Abril, em parceria com o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais). Os destaques da Companhia são o alcance de suas operações em todo o território brasileiro, o esforço na exportação dos produtos e o papel social no combate à fome, realizado por meio de apoio ao terceiro setor. A premiação ocorreu essa semana, no Hotel Palácio Tangará, em São Paulo, e contou com a participação de Gustavo Theodozio, Vice-presidente de Investimento e Controladoria da M. Dias Branco, e Fabio Cefaly, Diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da companhia.

A avaliação reconhece as organizações que se destacaram no país em 2023, pelo desempenho em critérios de faturamento, rentabilidade, reputação, inovação, pioneirismo e adoção de políticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).

“Nossa liderança no setor nos faz ser ainda mais criteriosos em nossas ações. Sabemos que, por meio dela, somos exemplo para outras empresas e para os consumidores. Por isso, buscamos sempre as melhores práticas do mercado para poder cumprir nossa missão de oferecer alimentos de qualidade, inovadores, saudáveis, nutritivos, saborosos e com preços competitivos, proporcionado o bem-estar e a felicidade das pessoas”, comenta Gustavo Theodozio.

ESG

A líder nacional em massas e biscoitos possui diversas ações relacionadas ao tema ESG. Por meio de sua Agenda Estratégica ESG, a Companhia criou metas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com base em três pilares que representam o ESG – Cuidar do planeta (E), Acreditar nas pessoas (S) e Fortalecer alianças (G). Signatária do Pacto Global da ONU, algumas das metas do “Nossos Compromissos 2030” incluem utilizar 90% de energia renovável em suas operações, uso de materiais plásticos recicláveis, compostáveis e/ou biodegradáveis em 100% das embalagens plásticas; e reduzir a zero a quantidade de resíduos enviados para aterros em todas as suas operações.

Pelo quarto ano consecutivo, a companhia entrou para o seleto grupo de empresas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que considera desde a avaliação da reputação ESG até a abordagem de estratégia climáticas das empresas. Neste ponto, a M. Dias Branco destacou-se como única brasileira no segmento de massas e biscoitos a conquistar Classificação A List no CDP Clima 2023 (Disclosure Insight Action). Com mais de 21.000 empresas avaliadas, o ranking traz reconhecimento à companhia pela liderança em transparência corporativa e desempenho sobre alterações climáticas.

Vale reforçar que a companhia também dobrou a adoção de território na Reserva Natural Serra das Almas, na Caatinga, para 1.600 hectares. A adoção das terras, localizadas entre os municípios de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI, foi realizada em parceria com a Associação Caatinga (AC), entidade não governamental sem fins lucrativos, que atua há 25 anos na conservação das terras, florestas e águas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.

Combate à fome

Com seu compromisso de apoiar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável, ainda na Agenda Estratégica ESG, a M. Dias Branco criou a meta de atingir 50% de redução de desperdício de produtos acabados até 2030. A meta já foi atingida, alcançando 66,79%. A Companhia possui mais de 150 instituições cadastradas que recebem doações regularmente. Somente em 2023, o número de alimentos doados chegou a 3.363 toneladas em todas as regiões do Brasil.

Inovação

A M. Dias Branco também tem dado destaque e investido em inovação ao longo dos anos. Por meio do Programa Germinar, projeto de inovação da companhia em parceria com a Innosciente, seleciona, desde 2018, startups e pesquisadores para se tornarem parceiros da companhia. Desde então, 312 startups já foram avaliadas e 17 foram selecionadas para contratação, parceria ou investimento da M. Dias Branco.

A mais recente movimentação da companhia em relação ao tema foi o projeto de indústria 4.0, por meio da solução do sistema SAP. Desta forma, a companhia prevê aumentar a produtividade dos colaboradores e a eficácia dos equipamentos com melhor visibilidade e inteligência na produção, além de adquirir mais velocidade à expansão dos resultados financeiros, por meio da renomada tecnologia de gestão empresarial.

Exportação

Atualmente, a companhia exporta para mais de 40 países, em todos os continentes. A sua primeira aquisição internacional foi a Las Acacias, do Uruguai, realizada em 2022. Com produtos já presentes no Ceará e em São Paulo, o portfólio de Las Acacias é direcionado a um público exigente e composto por massas especiais, com destaque para a linha grano duro, feitas com trigo duro especial, composta por: quatro cortes de massas tradicionais; três cortes de massas integrais e as linhas especiais com Manjericão (três cortes), Vegetais (três cortes) e com Tintura de Lula. Alguns cortes não têm similares disponíveis no País.

Sobre a M. DIAS BRANCO

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *