Novidade em Maranguape, Mercado Balaio revitaliza a arquitetura a partir do resgate da história da cidade

 

Berço de grandes personalidades cearenses como Capistrano de Abreu e Chico Anysio, o município de Maranguape, a 27 km de Fortaleza, guarda um grande acervo da história e cultura cearense na sua arquitetura, na sua arte e no seu povo. E essa é uma história que não para no tempo. No antigo casarão Solar dos Sombras, datado do século XIX, funciona hoje o Mercado Balaio, grande centro comercial, que teve sua estrutura revitalizada para abrigar a venda de comerciantes e produtores locais, além de empreendedores de cidades vizinhas. Tudo isso sem perder o valor histórico do espaço.

Durante a reforma do casarão, foi encontrado um túnel onde os escravos eram escondidos e as pessoas trafegavam protegendo-se do surto de lepra que atacou a cidade na época. O túnel foi preservado e restaurado, hoje aberto a visitas gratuitas.

“Maranguape é uma cidade que respira cultura e história, seja na arquitetura, seja nas artes, seja nos costumes. E tudo isso precisa ser trazido para hoje de uma forma moderna, em empreendimentos que valorizam o passado, mas pensam no futuro“, destaca o maranguapense Raul Lira, diretor e idealizador do Mercado Balaio.

Parte da história social e econômica de Maranguape também ganha nova vida nos dias atuais. Os tradicionais festivais de algodão do município, que movimentaram a economia e a produção local durante o século XX, transformam-se hoje na força do varejo de vestuário. No Mercado Balaio, são cerca de 102 boxes, 10 lojas e cinco espaços de alimentação, movimentando o coração de Maranguape, em frente à praça central do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *