Museus do Dragão do Mar participam da 14ª Primavera dos Museus, de 21 a 27 de setembro

Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea compõem a programação anualmente coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM -, que neste ano, em edição virtual, reunirá ações museológicas em torno do tema “Mundo Digital: Museus em transformação”.

Anualmente realizada no mês de setembro, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, a Primavera dos Museus chega à sua 14ª edição, unindo instituições museológicas do Brasil, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Do dia 21 ao dia 27, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea integram a programação, que este ano tem como tema “Mundo Digital: Museus em transformação”. As programações poderão ser acompanhadas nos canais de comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ou nas redes sociais dos próprios Museus.

Na Primavera dos Museus 2020, os Museus do Dragão do Mar convidam o público a refletir sobre a dinâmica deste “novo” modo de funcionamento, mobilizando equipe e parceiros, educadores, escolas, pessoas com deficiência, poetas, pesquisadores e artistas para apresentarem e debaterem suas questões a partir da reinvenção nas plataformas virtuais. Parte da programação enfatiza ainda o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, datado em 21 de setembro, e ações em torno das datas que evocam a visibilidade da comunidade surda: o Dia Mundial da Língua de Sinais, comemorado no último dia 10, o Dia Internacional do Surdo, celebrado no dia 20 de setembro, e o Dia Nacional dos Surdos, em 26 de setembro.

 Abrindo a sua participação na 14ª Primavera dos Museus, o Museu da Cultura Cearense lançou, no último dia 10, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Regional IV, o Programa de Extensão Pasárgada: Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos e o Programa de Educação Tutorial (PET)do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, a exposição virtual “Mascaral: variando sentidos e cuidados”, que poderá ser conferida até o dia 10 de outubro de 2020 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).Cerca de 30 imagens exploram a metáfora das máscaras e abordam a relação entre vida e arte, fruto do trabalho de cuidado terapêutico mantido virtualmente durante o período de isolamento social. O MCC também realizou, junto a uma escola da rede pública de Fortaleza, na última terça-feira, 15 de setembro, edição virtual do projeto Museu vai à Escola, levando para o ambiente virtual a formação de estudantes na educação patrimonial.

Segundo Márcia Bitu, gerente do Museu da Cultura Cearense, a programação seguirá, ao longo da Primavera dos Museus, buscando um evento plural, diversificado, acessível e rico em fruição e difusão de conhecimentos sobre arte, cultura,patrimônio cultural e acessibilidade.

14ª Primavera dos Museus – Mundo Digital: Museus em transformação

 

A experiência de acesso aos museus, suas ações e a bens culturais digitalizados foi intensificada e acelerada pela pandemia. Com o distanciamento social, as tarefas de preservar, investigar, comunicar, interpretar e expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou cultural, foram, mais do que nunca, adaptadas para as plataformas digitais. Nesse processo desafiador de transformação digital, os museus tiveram a oportunidade/necessidade de experimentar e produzir novas práticas e lógicas de trabalho. No contexto, os espaços museológicos foram convidados a pensarem em iniciativas desenvolvidas no ambiente da rede mundial de computadores.

Confira a programação completa da semana:

21 de setembro (segunda-feira)

LIVE “Arte Contemporânea e Processos de Acessibilidade”

Horário: 16h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso: Gratuito | Acessível em LIBRAS

Classificação etária: Livre

22 de setembro (terça-feira)

 

Live “Salão de Abril: desafios e realizações”

Horário: 15h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso Gratuito

Classificação etária: Livre

23 de setembro (quarta-feira) 

 

BEBÊ DADÁ – Corpo Falante

Horário: 16h

Local: Perfil do MAC Dragão no Instagram (@macdragao)

Ingressos: Gratuito | Acessível em LIBRAS

Classificação etária: Livre

Já pensou como é o sinal de avião em Libras? Por meio das obras de arte, as crianças podem relacionar as concepções imagéticas das figuras e da construção da Libras. Bebê Dadá-corpo falante é um diálogo, um jogo, uma brincadeira com as imagens e com as linguagens. Sabemos que o corpo fala e que a criança aprende brincando.  A partir da obra de Antônio Bandeira (marinheiro, soldado, aviador) aprendemos outras maneiras de nos comunicar.

24 de setembro (quinta-feira)

LIVE “O Impacto da poesia na sociedade pelas comunidades surdas

Horário: 16h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso Gratuito | Transmissão em LIBRAS (sem tradução para o português)

Classificação etária: Livre

25 de setembro (sexta-feira)

LIVE “Como surdo sente vibração e visual com dança para artista”

Horário: 16h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso Gratuito | Transmissão em LIBRAS (sem tradução para o português)

Classificação etária: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *