A fotografia “O Último Retrato de Oscar Niemeyer”, da artista carioca Paula Klien, está no livro “Um Niemeyer é sempre um Niemeyer”, do escritor português e arquiteto Carlos Oliveira Santos

Obra da artista carioca Paula Klien, a fotografia “O Último Retrato de Oscar Niemeyer”, clicada em agosto de 2012, integra o livro bilingue (português e inglês) “Um Niemeyer é sempre um Niemeyer”, do escritor e arquiteto português Carlos Oliveira Santos, em edição da Âncora Editora que acaba de chegar às livrarias. A fotografia faz parte do acervo do MON (Museu Oscar Niemeyer) e fica em exibição na Torre do Olho, junto ao croqui original do museu, feito pelo arquiteto, e esteve no livro “Pessoas Me Interessam”, da artista. A fotografia foi clicada poucos dias antes da abertura da exposição “Edible”, da artista, que tratava da fome sob diversos ângulos. Paula aproveitou para perguntar ao arquiteto do quê ele tinha mais fome na vida, e ele respondeu: “ Tenho fome de trabalho”.

O livro fala da  história do projeto de Oscar Niemeyer, de 1966, para o Funchal, um conjunto de hotel, cassino e auditório criado pelo brasileiro na Ilha da Madeira, um significativo património da arquitetura moderna. Além de Paula Klien, juntaram-se ao livro os arquitetos Álvaro Siza, com um desenho, e Santiago Calatrava, com um poema visual de dezoito páginas, bem como o também arquiteto Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar, com as suas memórias. Este é o terceiro livro do autor sobre Niemeyer, depois de “O nosso Niemeyer” (2001) e “Olhar Niemeyer” (2009).

Carlos Oliveira Santos, nascido em 1953, é um professor universitário e escritor português, doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Foi, nomeadamente, professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa entre 2007 e 2018.

 

Mais sobre Paula Klien

 

A artista visual Paula Klien se inspira na filosofia oriental milenar, pesquisando o invisível e trabalhando os acidentes no campo da espiritualidade, transcendência, silêncio e entrega. Suas pinturas acontecem na água. Telas de grandes dimensões ou papéis de alta resistência são imersos em depósitos de água, preparados no estúdio ou em águas de rios brasileiros, enquanto recebem pigmentação com nanquim chinês. O conceito revela o fluxo de nossas vidas.

 

Agora, Paula Klien transporta a tradição de seu trabalho diretamente para o futuro, ao  ter sido uma das pioneiras na cena de arte contemporânea brasileira no uso de NFTs. Representada pela Metaverse Agency, a artista lançou suas primeiras coleções na MakersPlace, uma das mais importantes plataformas de NFT e foi uma das 100 artistas globalmente convidadas para o lançamento da plataforma Binance. Também apresentou em larga escala seus NFTs na ArtRio 2021. Recentemente, fez seu primeiro drop na Tropix – marketplace global de criptoarte de Daniel Peres Chor e agora, lança NFT na Invert – projeto de Andres Bilbao.

 

Sua obra física foi exposta muitas vezes no Brasil e no exterior. Representada em Berlim pela galeria aquabitArt, esteve em diversas ocasiões na capital alemã. Fez individuais e coletivas na galeria e participou de feiras de arte como Positions Berlin Art Fair e Paper Positions Berlin, bem como de uma coletiva no Deutsche Bank. Sua obra também foi exposta em Nova Iorque a convite da Clio Art Fair, em Buenos Aires na ArteBa, em Londres na Saatchi Gallery, e em Bienais na Itália. Na Europa, o trabalho da artista é representado pela Galeria Casa70 Lisboa.

 

No Brasil, suas exposições individuais contaram com curadoria de ponta. “Extremos Líquidos”, por Marcus Lontra, e “Fluvius”, por Denise Mattar. “Fluvius” apresentava mais de cinquenta pinturas inéditas da artista, acompanhadas de digigrafias, instalações e um video performance, resultando em recorde de público para o Centro Cultural Correios. Além disso, expôs em importantes coletivas nacionais e nas maiores feiras de arte contemporânea no país, como SP-Arte (2 edições), SP-Foto (2 edições) e ArtRio (3 edições)

Obras de Paula Klien integram coleção de dois museus brasileiros. O MON (Museu Oscar Niemeyer) abriga “O ultimo retrato de Oscar Niemeyer” e o MACS (Sorocaba Contemporary Art Museum) abriga “ZigZag” e “Wherever you go, I go”.

 

Como fotógrafa, a artista fez parte de oficina com Steve McCurry, realizou campanhas e editoriais de moda e publicou dois livros de retratos, intitulados “Pessoas Me Interessam” e “It’s Raining Men”. Paula Klien fotografou um enorme número de modelos e celebridades. É de Paula Klien o último retrato de Oscar Niemeyer, em seu quarto, aos 104 anos de idade.

 

Para saber mais

Instagram

www.paulaklien.com.br

Livro “Um Niemeyer é sempre um Niemeyer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *