Grupo São Luiz é o terceiro colocado no prêmio GPTW 2024 “Grandes Empresas”

OGrupo São Luiz – leia-se Mercadinhos e Mercadão -, foi eleito a terceiro melhor empresa para trabalhar no Varejo em 2024, na categoria “Grandes Empresas” (entre 1.000 e 9.999 funcionários), Esta é a décima vez que a empresa conquista espaço entre as melhores do Brasil neste segmento, estando presente no ‘Top 5’ desde 2018. A premiação foi realizada em parceria com a revista Consumidor Moderno, e validada pela pesquisa do Great Place To Work (GPTW). A publicação concede certificados a 40 empresas varejistas com as melhores práticas de gestão de pessoas, a partir de pesquisa feita com os colaboradores.

As empresas premiadas são divididas em quatro categorias: “Super Grandes”, “Grandes”, “Médias” e “Pequenas”. “É com grande alegria que recebemos esse resultado, que nos credencia mais uma vez entre as principais empresas do País. Agora, com ainda mais responsabilidade porque alcançamos o ‘Top 3’ de empresas que colocam em prática o cuidado com o colaborador diariamente. É muito gratificante poder ficar na segunda colocação e levando a nossa marca e o nosso Estado do Ceará cada vez mais longe. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca Ana Paula Falcão, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Grupo São Luiz, que acompanhou a premiação em São Paulo.

A área de DHO do grupo realiza mais de 150 práticas voltadas aos colaboradores, entre elas: Centro de Saúde Integral do Colaborador, com atendimento em diversas áreas, incluindo o cuidado com a saúde mental e financeira; a colônia de férias para seus filhos; projeto Bem-Casados, que celebra o casamento de funcionários; a Universidade Corporativa São Luiz; a licença-maternidade estendida (seis meses); e o mais recente programa do RH, uma viagem como premiação aos colaboradores, que conhecem de perto o mundo dos vinhos em alguma região com tradição vinícola do planeta.

Tudo começou no ano de 1926, quando o empresário Luiz Melo fundou uma pequena loja de atacado, a Casa São Luiz. Em 1967, com a morte do Sr. Luiz, coube ao seu filho João Batista, que já trabalhava na empresa, a tarefa de gerir o negócio herdado pelo pai. O Sr. João, como passou a ser conhecido por seus funcionários, logo começou a remodelar os padrões da empresa.

Assim, em 1972, entrou no ramo de varejo e inaugurou a primeira filial dos Mercadinhos São Luiz, na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza. Era um líder diferenciado, e acreditava que o sucesso da empresa dependia, antes de qualquer outra coisa, da felicidade de seus clientes, dos parceiros e, principalmente, de “seu pessoal”, os colaboradores. O tempo tratou de mostrar que sua fórmula estava correta.

O que começou como uma pequena loja foi crescendo em popularidade e, consequentemente, em qualidade, quantidade e tamanho. Com muito trabalho e dedicação de sua equipe, o São Luiz inaugurou novas filiais e transformou-se, a partir da década de 80, em uma das maiores empresas supermercadistas cearenses, posto que ocupa até os dias de hoje.

Em 2008, após o falecimento de João, a gestão da empresa passa para seus dois sobrinhos, Severino Ramalho Neto e Luiz Fernando Ramalho, com quem ele já dividia a sociedade da empresa desde o início daquela década. A partir de então, os sócios vêm trabalhando na perpetuação da cultura da empresa, originada por seu tio, aliando-a às estratégias mais modernas de gestão e comportamento do cliente..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *