Um roteiro pela Serra da Ibiapaba

O que muitos turistas não sabem é que nem só de praia vive o Ceará. Temos ainda a riqueza cultural do Sertão e o Estado guarda também a beleza e o charme de muitas cidades serranas, desconhecidas até mesmo para alguns cearenses. A Chapada da Ibiapaba tem como principais pontos turísticos as cidades de Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará, São Benedito, Guaraciaba do Norte e Ipù.

Viçosa do Ceará é a cidade mais antiga da serra da Ibiapaba. O conjunto histórico e arquitetônico, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2003. Entre os destaques, estão as praças General Tibúrcio e Clóvis Beviláqua, esta erguida em frente à – Igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, a primeira igreja construída no Ceará, que abriga também o Memorial Padre Antônio Vieira.

Ainda pela Ibiapaba, tem a cidade de Ipu, citada no romance de José de Alencar para descrever os banhos da índia Iracema. Ipu também é famosa pelas cachoeiras, bicas e pelos prédios históricos. O parque Nacional de Ubajara esta localizado nos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha. Dispõe de muitos atrativos como: trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras. No interior do Parque, há também um teleférico (bondinho), administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR).

Já São Benedito é conhecido como a cidade da Fé e das Flores. Tem a maior plantação de rosas do Brasil, as flores são exportadas para outros países como a Holanda, Itália e outros. Além da produção de Rosas, São Benedito também passou a produzir Morango, o fruto se adaptou ao clima da cidade, hoje o município é o maior produtor de morango do Ceará, e em breve o morango de São Benedito será exportado para a Europa.

Outro ponto muito forte em São Benedito é a religiosidade e devoção por Nossa Senhora de Fátima, podemos dizer que é uma história de milagres, fé e superação. Quem vem a cidade, não pode deixar de conhecer o Santuário de Fátima da Serra Grande.

Não se deve esquecer Tianguá, a cidade é conhecida pelo seu artesanato, doces, licores, além de um rico patrimônio histórico com seus engenhos, casas de farinha e carros de boi, demonstrando a riqueza de atrativos regionais.

Além de trilhas, mirante, balneario, cachoeiras e bicas naturais, para os amantes de esportes radicais: uma pista de voo livre é mais um dos atrativos. A rampa para realização do esporte proporciona uma das visões mais belas de nosso Estado (No Sítio do Bosco). No local acontecem diversos campeonatos ao longo do ano.

Guaraciaba do Norte é excelente para quem gosta de paz e contato com a natureza. Tem como atrativos naturais a Cachoeira dos Espanhóis, e a Cachoeira de Morrinhos. Vale à pena conhecer o Mirante das Cachoeiras, sem falar na Tirolesa do Penhasco, a segunda mais alta do Brasil, o local oferece muito mais para seus visitantes e para você que pode ter um dia inteiro de aventuras ela faz parte do  Gospel Fazenda Park.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *