Veja algumas cidades e vilarejos mais bonitos do Brasil

 

 

Seja no mar ou na montanha, pequenas vilas ou grandes capitais, há tantos lugares bonitos e incríveis que, mesmo já ouvindo falar, as vezes não prestamos as vezes não prestamos a atenção que eles merecem. Ainda que seja impossível classificar tudo que há de tão lindo espalhado pelas nossas terras tupiniquins, não temos como ignorar tanta beleza.

 

Fortaleza, Ceará

o que fazer a noite em Fortaleza

Anoitecer em Fortaleza – Foto por: Flickr/Fabiano Caruso

A vocação de ser referência nacional em diversos setores artísticos, faz da capital cearense o destino ideal para muita festa, recheado de história e, sem dúvida, tem muito o que fazer em Fortaleza entre suas paisagens incríveis do famoso litoral nordestino. O encontro do Rio Mundaú com o mar deixa tudo ainda mais lindo, principalmente se for admirado do “mirante das dunas”.

 

Morretes (PR)

Cidades pequenas mais bonitas do Brasil - Morretes / Paraná
Centro histórico e Rio Nhundiaquara em Morretes – Foto: Elaine Villatoro / Live More, Travel More 

Embora pequena e com pouco mais de 16 mil habitantes, Morretes é a segunda cidade mais visitada do Paraná, ficando atrás apenas da capital Curitiba, que fica a aproximadamente 70km de distância.

Localizada aos pés da Serra do Mar, e a apenas 15km de Antonina, Morretes é uma cidade litorânea bem antiga. Habitada inicialmente por indígenas, passou a ser ocupada por garimpeiros em busca de ouro por volta do ano de 1650, e posteriormente foi fundada pelos jesuítas em 1733.

Em seu centro histórico, às margens do Rio Nhundiaquara, estão diversos casarões coloniais que hoje são restaurantes, bares, cachaçarias, e lojas de artesanato.

Um dos grandes atrativos dessa pequena cidade litorânea é o famoso barreado, prato típico feito de carne cozida em uma panela de barro por quase 20 horas, com um tempero único, servido com farinha e banana.

 

Olinda, Pernambuco

prédio histórico

Igreja em Olinda

A árvore-símbolo da cidade é a marca registrada das paisagens da região colocando seus coqueiros como pano de fundo para qualquer foto do álbum de viagem. Entre as ladeiras (consideradas Patrimônio Cultural Mundial) e o fundo do mar, fique com os dois. Conhecida como a “Capital Brasileira dos Naufrágios”, a vida marinha de Olinda é indiscutivelmente imperdível.

 

Guaramiranga (CE)

Vista aérea de Guaramiranga no Ceará
Vista aérea de Guaramiranga – Foto: Gentil Barreira/Setur – CE

Você sabia que em pleno nordeste brasileiro é possível encontrar uma cidade serrana e de temperatura amena podendo chegar a 12 graus no inverno?

Guaramiranga fica na região de Maciço de Baturité, a 110km de Fortaleza, em um dos últimos espaços preservados de Mata Atlântica do Ceará. Este é o menor município cearense e com apenas cerca de 5 mil habitantes, é a cidade com o menor povoado da nossa lista.

Conhecida também como “Cidade das Flores” devido ao cultivo de rosas da região, Guaramiranga também faz parte da Rota Verde do Café, um dos incríveis passeios para se fazer a partir de Fortaleza. Os turistas se encantam com seus prédios e igrejas históricas e seus eventos culturais como o Festival de Jazz e Blues que acontece em pleno Carnaval.

Para quem gosta de contato com a natureza, vale a pena visitar o Parque das Trilhas, subir o Pico Alto e aproveitar as cachoeiras da região.

 

Salvador, Bahia

ponto turistico popular

O famoso Elevador Lacerda

A começar pelas misturas culturais, seja do simpático povo soteropolitano ou da música animada, passando pelas histórias contadas em seus casarios coloniais, além da culinária com fortes raízes africanas, pode já ir se preparando para fazer as reservas em um dos hotéis baratos em Salvador. A brincadeira fica ainda mais divertida quando o assunto são os mais de 50 quilômetros de praias.

 

Florianópolis, Santa Catarina

lugar mais bonito em Floripa

Caminho ao lado da praia

A beleza da ilha é indiscutível. Para os amantes de esportes radicais a costa leste é um prato cheio. Mesmo se não for curtir um voo de asa delta ou as ondas da Praia Mole, as trilhas e a paisagem intacta de Florianópolis se tornam um baita programa. Entre os passeios em meio a natureza, destaque para o roteiro de barco à Costa da Lagoa com direito a cachoeira ou uma visita a Lagoa do Peri, a maior lagoa de água doce potável da costa catarinense.

 

Jericoacoara (CE)

Vila de Jericoacoara à noite - um dos vilarejos de praia mais bonitos do Brasil
Vila de Jericoacoara – Foto: Gustavo Pelizzon / Setur-CE 

Essa pequena vila de pescadores no Ceará faz parte do município de Jijoca de Jericoacoara, possui cerca de 20 mil habitantes e está localizada a 300km de Fortaleza.

Parte da famosa Rota das Emoções, Jericoacoara ou “Jeri”, tem se tornado um destino cada vez mais popular não só entre os brasileiros, mas também entre estrangeiros praticantes do kitesurf.

Além do esporte, as principais atrações de Jeri são sua praia principal, que é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Duna do Pôr do Sol, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça. Também é possível fazer passeios para relaxar na rede em uma das lagoas da região como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul ou Tatajuba.

O mais legal da vila em si, é aproveitar os restaurantes incríveis, as festas no fim de tarde e a vida noturna nos bares com música ao vivo.

 

Holambra, São Paulo

ponto de interesse na cidade

Símbolo em Holambra- Moinho

As fazendas de cultivo de tulipas, rosas e crisântemos de Holambra formam uma explosão de cores, principalmente na primavera. A única estância turística da Região Metropolitana de Campinas é caracterizada como um pedacinho da Holanda no Brasil que, orgulhosamente, mantém as tradições trazidas pelos colonos, observadas nos símbolos desenhados nas calçadas e na instalação do maior moinho de vento da América Latina.

 

Fernando de Noronha

atividade para o dia

Baía do Sancho

A êxtase de ver o paraíso já começa da janela do avião. A vista das 21 ilhas do arquipélago de Fernando de Noronha é indescritível. Um dos principais santuários ecológicos da humanidade é lindo dentro e fora d’água. Tartarugas, golfinhos e diversas espécies marinhas serão seus companheiros de viagem em um dos lugares mais cobiçados do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *