Elos Acelera abre convocatória para artistas cearenses
Aberta até até 31 de outubro, a convocatória selecionará 40 projetos artísticos para integrarem atividades promovidas pela plataforma
O Elos Acelera, iniciativa de impulsionamento artístico promovida pelo Festival Elos, lança convocatória para a seleção de 40 projetos artísticos para integrar atividades formativas voltadas à qualificação profissional e artística. Entre os selecionados, cinco irão compor o line-up do Festival Elos, tocando no palco principal, na Praia de Iracema, e outros 15 participarão de showcase. Ao todo, R$ 195 mil serão destinados à apoio financeiro e cachês.

As inscrições podem ser feitas até às 22h do dia 31 de outubro, por meio de um formulário digital Elos Acelera. Serão aceitas bandas, grupos, coletivos, duos e artistas solos de todo o Estado. Todas as informações e regras para participação podem ser encontradas no documento oficial da convocatória.
Ao integrar ações do Festival Elos, a segunda edição do Elos Acelera tem como objetivo ampliar oportunidades de negócios e de conexão entre artistas e programadores de festivais nacionais e internacionais.

“O Elos Acelera não apenas revela talentos, mas impulsiona a cultura cearense para o mundo. Na primeira edição, vimos artistas locais cruzarem fronteiras e consolidarem conexões internacionais. Nesta nova fase, queremos ampliar esse alcance, oferecendo formação e estratégias para que nossos artistas estejam prontos para negociar, circular e ocupar novos palcos dentro e fora do Brasil”, ressalta Paulo Feitosa, diretor do Festival Elos.

A curadoria valoriza a diversidade e a representatividade, priorizando grupos e artistas que expressem as diversas identidades do Ceará, reforçando a pluralidade de expressões. O objetivo é compor programações musicais que incluam mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+ e artistas do interior do estado, com destaque também para a música instrumental e a música infantil.
Formações e etapas
Na primeira fase, os 40 projetos selecionados participarão de mentorias sobre logística de circulação e comunicação e portfólio, além de um Pitching, no qual os artistas terão cinco minutos para apresentarem seus projetos. A partir daí, 20 projetos avançam para a segunda etapa, com novas mentorias sobre estratégias comerciais, rodadas de negócios e planos de circulação.
Além das mentorias, os projetos selecionados participam também de uma Rodada de Negócios, que promoverá encontros com 20 programadores de festivais de música, sendo 10 nacionais e 10 internacionais, em sessões de 10 minutos cada, para apresentação dos materiais dos artistas. Desses 20 projetos, 15 farão showcases e 5 se apresentarão no palco principal do Festival Elos.
Sobre o Elos Acelera
Em 2025, a iniciativa é realizada em parceria com o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), grande evento de negócios do setor produtivo cultural no país e um dos eixos centrais da política do Ministério da Cultura (MinC). Juntos, Elos e MICBR vão promover showcases e rodadas de negócios com a presença de programadores nacionais e internacionais, para fomentar ainda mais o crescimento do ecossistema da música.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel Distribuição Ceará, Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, e Prefeitura de Fortaleza, o Elos Acelera é realizado via Lei Rouanet pela Quitanda Soluções Criativas, MICBr, Cinco Elementos e Ibero Culturas. A iniciativa conta com apoio cultural da Cegás e apoio institucional do Ceará Criativo com parceria da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Instituto Cultural Iracema e Centro Cultural Belchior. A produção é assinada pela Peixe-Mulher.



