Daniel Dantas e Letícia Sabatella apresentam Ilíada no Teatro Brasil Tropical

Espetáculo integra o projeto CUCO – Culturas Conectadas, iniciativa da Procult Mais
Depois de uma temporada de grande repercussão no Rio de Janeiro, Daniel Dantas e Letícia Sabatella fazem turnê nacional com a montagem dos Cantos 1 e 20 da Ilíada de Homero, em tradução de Manoel Odorico Mendes e direção de Octavio Camargo. Fortaleza será uma das capitais a receber o espetáculo, que integra o projeto CUCO – Culturas Conectadas, iniciativa da Procult Mais. As apresentações acontecem nos dias 13 e 14 de dezembro, no Teatro Brasil Tropical.
A montagem nasceu em 2022, quando os dois atores apresentaram os cantos na abertura do 32º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná. O texto integra o repertório da Cia. Ilíadahomero de Teatro, fundada em 1999 por Octavio Camargo, que desde então se dedica à encenação integral da Ilíada e da Odisseia na tradução de Odorico Mendes.
No palco, Daniel Dantas e Letícia Sabatella conduzem o público por dois momentos essenciais do poema heroico. O primeiro revela o início do conflito interno entre os gregos e as tensões que impulsionam a guerra. O segundo apresenta o retorno furioso de Aquiles ao campo de batalha após a morte de Pátroclo, seu amigo mais próximo. Recitada por séculos na Grécia Antiga e elemento central da formação intelectual daquele mundo, a Ilíada é considerada a obra fundadora do pensamento ocidental.
Daniel Dantas destaca o impacto artístico da experiência. “Eu entrei em um projeto que já existia e fiquei apaixonado pela linguagem, não só do Homero, mas pela linguagem específica do Odorico, nosso tradutor. Meio de brincadeira comecei a decorar, a conversar, e ficamos amigos eu e o Octavio, o diretor da companhia. Eu acho fundamental que a gente repita e insista fazendo coisas que às vezes não são tão fáceis, porque a arte também oferece isso, dar ao público o que ele quer e o que ainda vai aprender a gostar”, afirma o ator.
Para Letícia Sabatella, o projeto fortalece o vínculo entre arte e educação. “Unir o meio acadêmico com a arte é algo pelo qual a gente deve lutar. É uma honra participar dessa pesquisa tão profunda, que nos forma e nos alimenta. Pensar que este texto era utilizado para educar na Antiguidade mostra a importância de valorizarmos esse conhecimento. É muito bonito entrar neste clássico do ocidente que é a Ilíada”, reflete a atriz.
CUCO – CULTURAS CONECTADAS
Projeto da Procult Mais que promove intercâmbios artísticos entre diferentes regiões do Brasil, aproximando criadores, obras e públicos por meio de uma programação que valoriza a diversidade cultural do país. A iniciativa amplia o acesso do público cearense ao teatro contemporâneo e reforça o papel de Fortaleza como polo cultural em expansão. O Banco do Nordeste é parceiro estratégico desta edição, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento cultural da região e com a promoção da economia criativa como eixo de cidadania, educação e futuro.
SERVIÇO
 
Ilíada
Data: 13 e 14 de dezembro de 2025
Horários: sábado 20h e domingo 18h
Local: Teatro Brasil Tropical, Fortaleza
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos
Realização: Bucker Produções Artísticas e Brisa Filmes
FICHA TÉCNICA
Texto: Homero
Tradução: Manoel Odorico Mendes
Direção: Octavio Camargo
Elenco: Daniel Dantas e Letícia Sabatella
Figurinos: Cristina Cordeiro
Iluminação: Beto Bruel
Música original: Octavio Camargo
Design gráfico e fotografias: Gilson Camargo
Direção de produção: Caio Bucker
Produção executiva e turnê: Ricardo Fernandes
Assistência de produção: Aline Monteiro
Operação de som e luz: Frederico Eça
Idealização: Cia. Ilíadahomero
Realização: Bucker Produções Artísticas e Brisa Filmes
Ministério da Cultura apresenta:
CUCO – Culturas Conectadas
Patrocínio: Banco do Nordeste
Apoio Institucional: Instituto Procult e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará
Produção: Procult Mais
Idealização: Mário Alves e Manoel Rolim
Realização: Cena Cultura Brasileira e Governo do Brasil
Assessoria e imprensa local: Flávio Assunção (Mentalize Comunicação)
Atenciosamente,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *