CCBNB recebe neste sábado, 15/6, três dos maiores músicos de jazz do Ceará: Hermano Faltz, Adriano Oliveira e Jorge Doudement, em homenagem a Bill Evans e Jim Hall
Neste sábado, 15/6, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com entrada franca, o guitarrista e compositor Hermano Faltz e o pianista e arranjador Adriano Oliveira apresentam show inédito, especialmente elaborado para o projeto Jazz em Cena, que desde 2015 concretiza o sonho de promover uma temporada permanente de jazz em Fortaleza. A dupla recebe como convidado especialíssimo o saxofonista Jorge Doudement, músico de destaque em turnês internacionais e com diversos discos lançados.
O espetáculo homenageia dois dos maiores nomes da história do jazz: o pianista Bill Evans e o guitarrista Jim Hall. O show celebra o disco “Intermodulation”, lançado em 1966 pela dupla, com clássicos como “I´ve got you under my skin”, “My man´s gone now”, “Turn out the stars”, “Angel face”, “Jazz samba” e, do próprio Jim Hall, “All across the city”.
Hermano Faltz é um dos principais nomes da movimentada cena jazzística de Fortaleza, integrando o Por Um Trio, com quem lançou um disco, ao lado dos colegas Iury Batista (contrabaixo, atualmente radicado em São Paulo) e André Benedecti (bateria). Hermano se apresenta com muito sucesso no circuito jazzístico de Fortaleza, tocando com inúmeros artistas, compondo e gravando singles como “Little secrets”, lançado pelo Por Um Trio. É reconhecido como referência na guitarra jazz, com muita criatividade e consciência na improvisação, além do conhecimento harmônico e da aprofundada e permanente pesquisa que realiza sobre todas as épocas e variações do jazz, com destaque para a vertente mais clássica.
Adriano Oliveira é aclamado como um dos maiores improvisadores entre os pianistas da cena musical cearense, tendo dividido faixas em discos com mestres como Roberto Menescal e sendo constantemente requisitado para inúmeros shows. Um mestre do improviso, tanto na música brasileira quanto no jazz, e músico com longa trajetória.
Convidado especial no show, Jorge Doudement se destacou na Big Band Unifor, regida pelo maestro Robson Lima, e é mais um notável artista egresso da experiência de formação musical do Sesi – Barra do Ceará, projeto desenvolvido pelo maestro Vasken Fermanian, com regêncio de Marcio Mendonça e onde Jorge se iniciou ainda na infância. Tendo tocado também bateria, bombardino e trompete, adotou o saxofone em definitivo já aos 12 anos, abraçando desde os 15 o estudo e a prática da improvisação como sua grande meta artística. Realizou turnês pela Europa, lançou diversos discos instrumentais, um deles em parceria com o maestro Luciano Franco. Atualmente, destaca-se também nos espetáculos da cantora, compositora e guitarrista Rayane Fortes. É uma das jovens referências do sax tenor do Ceará para o Brasil.
Serviço: