Bienal a todo vapor: semana começa com recorde de vendas e programação em sete cidades
Os expositores mais experientes em Bienais do Livro do Ceará já sabem: a “chapa” das vendas e visitantes vai esquentando ao longo da semana! Este ano, entretanto, os números já superaram as expectativas e a projeção é de um novo recorde: até domingo (13) estima-se que 450 mil visitantes passando pelo Centro de Eventos do Ceará e que a movimentação financeira ultrapasse os R$13 milhões. Traduzindo o valor em livros, deve corresponder a venda mais de 410 mil exemplares.
Além da venda de livros, uma das missões da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é promover uma programação ampla e democrática voltada ao livro e à leitura. Ao longo de dez dias, das 9h às 22h, o público participa gratuitamente de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários.
Terça-feira (08) na Bienal!
As políticas públicas voltadas ao acesso ao livro e a leitura serão pauta de um grande encontro de gestores e agentes culturais ao longo desta terça-feira (08), no Centro de Eventos. Eles integram o Encontro dos Sistemas de Bibliotecas Públicas, com participantes de vários municípios cearenses representando bibliotecas públicas e comunitárias.
A programação é realizada na Sala Francisca Clotilde (2º Mezanino – OESTE salas 05 e 06), tendo início às 9h, com o credenciamento dos participantes. O show da cantora Keyliane Cristian de Freitas abre as atividades do encontro, às 10h30, preparando o público para a mesa de abertura, às 11h. Entre os participantes da mesa, estão a secretária da Cultura, Luisa Cela, do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, da coordenadora geral da Bienal, Maura Isidório, dentre outros convidados.
Na parte da tarde, das 13h30 às 18h, serão realizadas três mesas de discussões, com os temas “Mulheres nas bibliotecas”, “A feminização da Biblioteconomia” e “Mulheres na transmissão dos saberes, afetos e resistência”.
Outro destaque ligado ao debate das políticas públicas do livro e da leitura é o IV Encontro de Mediadores da Leitura, realizado das 13h30 às 16h, na sala Beatriz Nascimento (2º Mezanino – OESTE, sala 02). O encontro inclui a oficina “Africanidades: mediação de leitura afrocentrada”, com participação de Antônia Gabriela, artista, educadora e gestora do centro cultural preto Casa Futuro; a mesa “Lumieiro das políticas: fomento à leitura e formação de mediadores”, com Fabiano Piúba (MinC), a secretária municipal da Cultura, Helena Barbosa, juntamente com a vereadora Adriana Gerônimo; e encerra com a mesa “A fé tá na mulher: lições das mediadoras de bibliotecas de iniciativa popular”, com a mediadora de leitura Rita de Cássia, da biblioteca comunitária Livro Livre Curió, e Lamec Pereira, da Biblioteca Viva.
A Arena Bece, espaço de atividades mobilizado pela Biblioteca do Estado do Ceará, promove às 18h a roda de conversa “Duas Vozes, Uma História – Zora Hurston e Lélia Gonzalez sobre a Experiência Negra”. O encontro tem participação da professora Denise da Costa e mediação da professora Vera Rodrigues, ambas da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Duas outras mesas temáticas encerram a programação do dia na Arena Bece: a edição especial do programa Transver o Mundo, que discute pautas relacionadas à travestilidade e transgeneridade, com participação da atriz e cantora Verônica Valentino e da jornalista e antropóloga Dediane Souza; e a roda de conversa “A escrita que nos inventa: crônicas e autoficção”, com Tuyra Andrade e Isabel Costa.
A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.



