Agropecuária cearense cresce 17,7% no segundo trimestre de 2025
Apesar do “tarifaço” presidente da Faec espera fechar o ano com crescimento acima de dois dígitos
O setor agropecuário cearense registrou crescimento de 17,73% no segundo trimestre de 2025, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) nesta quarta-feira (17). O desempenho superou os setores da Indústria (3,54%) e de Serviços (2,94%), refletindo uma tendência de crescimento que vem se repetindo ao longo dos últimos trimestres.
Para Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), o resultado mostra um desempenho sustentável do setor. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado. O agro tem apresentado crescimento de dois dígitos nos últimos seis trimestres, e esse é um crescimento sustentável. Tivemos algumas culturas, como banana e FLV (frutas, legumes e verduras) que se sobressaíram, mesmo com chuvas abaixo da média. E, apesar do tarifaço, que deve impactar o segundo semestre, esperamos fechar o ano com um crescimento acima de dois dígitos.”
No acumulado do primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, o PIB cearense registrou crescimento de 4,15%, enquanto a Agropecuária avançou 17,66%, novamente superando os setores industriais (3,43%) e de serviços (3,32%).
A pecuária, que inclui a produção de leite, rebanho bovino, galináceos e suínos, foi um dos principais motores do crescimento. A produção de grãos, especialmente milho, feijão e arroz, também teve contribuição significativa, assim como a produção de fava. No segmento de frutas, o melão e a melancia se destacaram por apresentarem elevado crescimento, enquanto no grupo de hortaliças, o coentro e a alface foram os destaques.