Vacinação no Brasil começa dia 15 de janeiro, diz Camilo Santana após reunião com Pazuello

Conforme o chefe do Executivo estadual, a previsão dada pela pasta é de começar a vacinação a partir do próximo dia 15 de janeiro. “Precisamos iniciar com qualquer uma dessas vacinas, e essa garantia foi dada pelo governo, independente dessa vacina ter o seu registro de forma definitiva ou emergencial”, explicou. A vacinação a que Camilo se refere é a de nível nacional, na qual o Ceará será inserido, dinâmica já consolidada no Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Camilo disse também ter sido convidado para o lançamento do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, previsto para ocorrer ainda nesta semana, sem data oficial divulgada. Após o anúncio do organograma nacional, conforme o gestor, serão feitos os anúncios regionais do plano, ficando a cargo de cada governador das respectivas unidades federativas e prefeitos municipais. “Será apresentada a articulação que o ministério tem feito com os laboratórios internacionais através da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e do próprio Instituto Butantan”, ressaltou.

De acordo com a assessoria de Camilo, o encontro com o governador de São Paulo, João Dória, foi remarcado para nesta terça-feira (15). Na reunião, conforme adiantou por meio das redes sociais, Camilo pretende discutir possibilidades para a aquisição da Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, para o Ceará. A manobra já foi aprovada pelo Ministério da Saúde, ao declarar que os estados têm autonomia para realizar compras paralelas de imunizantes, desde que tenham certificação deliberada pela Anvisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *