Médico cearense lança e-book sobre cérebro infantil e neurocirurgia pediátrica

Neurocirurgião pediátrico e escritor, o médico cearense Eduardo Jucá lança o e-book “Em defesa do sistema nervoso das crianças”. O livro aborda as enfermidades que acometem o cérebro infantil e o histórico e a atuação da especialidade neurocirurgia infantil. Ele defende o princípio de que cuidar bem de uma criança e zelar para que se desenvolva da melhor forma possível é contribuir para uma sociedade melhor.

Um dos pontos de discussão da obra gira em torno da diferenciação do sistema nervoso de uma criança, que, segundo o neurocirurgião, não pode ser tratado como um pequeno sistema nervoso de adulto. A referência é bastante utilizada na medicina, sobretudo na Pediatria.

De acordo com Eduardo Jucá, o cérebro da criança é capaz de se recuperar de maneira surpreendente após doenças, acidentes ou cirurgias. No entanto, está mais suscetível a insultos e agressões que podem comprometer funções neurais tão sofisticadas como a aprendizagem e a sociabilidade. “Há diferenças estruturais e funcionais que tornam necessária uma abordagem especial, dedicada ao período de grandes transformações pelas quais passa o cérebro infantil”, explica.

Outro ponto abordado pelo autor no e-book para diferenciar o sistema nervoso infantil do adulto é o acometimento de doenças. Conforme Jucá, as crianças sofrem as consequências, por exemplo, de alterações na formação do sistema nervoso que ocorrem ainda durante o período fetal, na gestação. “Situações mais raras, como tumores cerebrais ou epilepsias, são outros exemplos de causas distintas em crianças e adultos”, pontua.

A obra trata ainda de temas como formação em neurocirurgia pediátrica, direcionada para classe médica interessada em atuar na área, e alterações do sistema nervoso, além de doenças como hidrocefalia, tumores cerebrais na infância, traumatismo craniano e infecções no sistema nervoso e cirurgias como a da epilepsia e espasticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *