Hospital São Raimundo em Crato é selecionado pelo MS para Projeto Nacional do SUS

 

 

O Hospital São Raimundo (HSR), em Crato, está entre os 204 hospitais do Brasil, selecionados pelo Ministério da Saúde, para o projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A unidade, que é integrante da Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM). integra o projeto que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com objetivo de capacitar os profissionais atuantes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Equipamento de Saúde, por meio da implementação de práticas das diretrizes de prevenção de infecções relacionadas à ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais, oferecendo assim, um atendimento mais seguro aos pacientes, evitando além de infecções, desperdícios. As atividades serão divididas em sessões de imersão virtual, visitas virtuais e presencias, que iniciam este mês e vão até dezembro de 2023.

O projeto utiliza a metodologia denominada Modelo de Melhoria do Institute for Healthcare Improvement (IHI), testada internacionalmente. Neste método os testes são feitos em pequena escala resultando em aprendizado e adaptações, antes da implantação em larga escala. As ações essenciais para alcançar os resultados esperados incluem os testes de mudança, o trabalho colaborativo, o engajamento de pacientes e familiares e o desenvolvimento da liderança com foco na segurança do paciente.

O HSR será orientado por profissionais do Hospital do Coração (HCOR) da Associação Beneficente Síria, que compõe o grupo de cinco hospitais referência para a mentoria dos 204 participantes no país. Além do HCOR, fazem parte do quadro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês. Estas Instituições de Saúde trabalham de forma colaborativa para a execução do projeto, utilizando metodologia e apoio técnico do IHI.

O PROADI-SUS é uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS), através da transferência de sua expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *