Gerente de Meio Ambiente do Beach Park participa da 13ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade

A correta destinação dos resíduos sólidos como condição primordial para uma cidade sustentável: o case Beach Park” foi o tema da palestra que a gerente de Meio Ambiente do Beach Park, Raissa Bisol, proferiu durante o “13º Fórum IEP de Sustentabilidade”, realizado no dia 22/10, via transmissão do YouTube, Instagram e Facebook do Instituto de Educação Portal.

O bate-papo também teve a participação da técnica ambiental do Beach Park, Manuela Fontenele, e abordou as principais ações do Sistema de Gestão Ambiental do empreendimento, que planeja ações, previne e controla impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciando riscos e melhorando continuamente o desempenho ambiental e a produtividade do grupo.

Todas as iniciativas desse sistema são alinhadas com as metas dos 17 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e que compõem a Agenda 2030. Esse trabalho resultou na obtenção pelo Beach Park, pelo quinto ano consecutivo, da certificação ISO 14.001: 2015, um reconhecimento internacional em gestão ambiental e norma adotada por grandes empresas, de todo mundo, que têm o compromisso de ampliar os negócios, reduzindo o impacto ambiental, segundo a gerente Raissa Bisol.

Diariamente e com o apoio de parcerias, o Beach Park desenvolve ações sustentáveis em todo o complexo, envolvendo desde a escolha de fornecedores, manutenção de estação de tratamento de esgoto e água e tratamento dos resíduos sólidos. “Na coleta seletiva, 83% de todos os resíduos do complexo (cerca de 554 toneladas de resíduos nesses cinco anos) vão para a reciclagem ou são transformados em novos produtos, como papelão, sabão, adubo orgânico, artigos de artesanato e saco plástico. Para essa coleta, incentivamos a responsabilidade social com o trabalho de ex-catadores de Aquiraz, que fazem o serviço de triagem e compactação. A venda desses resíduos é o que custeia a renda desses trabalhadores”, diz a gerente.

Em parceria com a Associação Porto das Dunas – Pordunas, o Beach Park mantém um Calendário Verde, com realização da Semana do Meio Ambiente, Dia de Limpeza da Praia, Dia da Árvore e o Dia da Água – envolvendo ações como plantio de mudas para a recuperação da foz do Rio Pacoti e limpeza da praia, mares e rios.  Foram mais de 50 operações de limpeza durante oito anos e mais de 100 toneladas de resíduos retirados da praia.

Outra iniciativa mantida pelo Beach Park na área é o Programa de Educação para a Sustentabilidade, onde são realizadas ações de educação ambiental com crianças, comunidade local, clientes, funcionários e fornecedores, envolvendo plantio de mudas, trilha ecológica, resgate e proteção de animais, e plantio de horta comunitária na escolinha do Porto das Dunas.

 

Sobre o fórum e o IEP

O Fórum de Sustentabilidade teve como tema geral “Cidades Criativas e Sustentáveis” e foi indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um evento humanitário global, com compromisso, em parceria com 192 países, a realizar de ações e projetos para alavancar os indicadores sociais, tendo como objetivo conclamar prefeituras, empresas privadas, terceiro setor, instituições de ensino superior e sociedade civil para que, juntos, trabalhem em prol dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com unidades em Fortaleza, Pacajus, Eusébio, Maracanaú, Caucaia e Morada Nova/CE, o Instituto de Educação Portal (IEP) foi fundado em 2007 por voluntários da iniciativa privada, com o desafio de fomentar a inclusão econômica, social e educacional dos adolescentes, jovens e pessoas com deficiência (PcDs), que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.

O instituto tem como missão oferecer um programa continuado de educação e formação profissional, gratuito, bem como a geração de emprego. Seu trabalho já foi reconhecido por prêmios da Fundação Itaú Social, categoria Educação para o Trabalho (2010); pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Prêmio “ONU/Assembleia do Ceará – Eu curto essa cidade” (2011); e pelos prêmios ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), do Governo Federal e Projeto Criança Esperança (2018).

Hoje o IEP atende mais de 3.500 jovens gratuitamente a cada ano, por meio da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, atuando com uma rede de aliados de mais de 170 parceiros.

Com 35 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 18 grandes atrações, recebeu em 2016 a notável marca de um milhão de visitantes. É premiado como um dos melhores parques aquáticos do mundo e melhor parque aquático da América Latina (2020) pelo TripAdvisor; além de melhor parque aquático do Brasil pela Revista Viagem e Turismo.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park, a Revista Onda Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *