AQUIRAZ É DESTINO DE DUNAS, PRAIAS E LAGOAS
A historia de Aquiraz ainda mantem suas raízes o patrimônio histórico e cultural é de um valor inestimável. Hoje, além da preservação desse patrimônio, pelo povo, Aquiraz tem um grande potencial humano, talentos da terra , na música, no teatro, na dança, nas artes visuais, na literatura, no artesanato, vários segmentos artístico-culturais.
Aquiraz mistura os primeiros habitante destas terras, os índios potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé. A localidade de Aquiraz conheceu a presença dos portugueses depois que estes resolveram explorar as terras ao norte da ponta do Iguape, na qual foi construído o Reduto Novo. Os portugueses, religiosos e militares que vieram habitar esta região visando à catequização dos índios e à proteção do território contra invasões de outros povos europeus.
Aquiraz Antes…
A igreja matriz de São José de Ribamar é o mais antigo templo católico do Ceará. Sua construção teve início em 1716. Suas torres foram erguidas em 1877 por ocasião da seca que aconteceu naquele ano, onde a mão-de-obra dos retirantes foi aproveitada em construções públicas.O templo é feito em estilo barroco com vários detalhes clássicos. O forro da capela-mor é ornamentado com 12 afrescos representando passagens da vida do padroeiro São José de Ribamar, o qual segundo a lenda foi achado em uma das praias de Aquiraz.
A casa de hospedagem funcionava como ponto de apoio para os missionários, autoridades e demais viajantes que se aventuravam pelas terras brasileiras. Em Aquiraz por volta de 1727 foi fundado um desses estabelecimentos que também consistia numa escola de artes e ofícios, onde se ensinava Latim e Humanidades, podendo ser considerado o primeiro seminário do Ceará e, indo mais além, o primeiro protótipo de universidade do Estado.
Os restos da antiga capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso são um dos poucos testemunhos do ousado empreendimento dos jesuítas que estiveram na antiga capital cearense na época.
A Ponte sobre o Rio Pacoti foi inaugurada em 1958, na época, foi um evento de grande porte, que movimentou toda a cidade e onde o governador Plácido Castelo se fez presente. Antigamente, para se atravessar o rio, era necessário fazê-lo de canoa.
A casa do capitão-mor localizada na sede do município foi construída em meados do século XVIII para servir de residência para as autoridades da capitania, seu primeiro morador foi o capitão-mor Manuel Francês, fundador da vila de fortaleza. Posteriormente o prédio serviu como sede da ouvidoria e câmara municipal.
E na atualidade….
Aquiraz reúne seis praias com dunas exuberantes, quase desertas, mas com toda a infraestrutura à disposição do visitante. As cias aéreas Azul, Tam e Gol oferecem voos diários.Conheça Também Praia Barro Preto, Prainha, Beach Park (Um dos maiores parques aquáticos da América Latina. A beleza deste lugar está retratada em todos os seus pontos), Hotel Dom Pedro Lagua, Praia do Iguape.
Na entrada da cidade a estátua de São José de Ribamar, padroeiro de Aquiraz
Estátua de São José de Ribamar, padroeiro de Aquiraz














