CAZUZA |Agenor de Miranda Araújo Neto

 

Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, um dos maiores ídolos da geração do pop-rock dos anos 80. “Exagerado”, “Codinome Beija-flor”, “Brasil” e “Faz Parte do Meu Show”, são alguns dos seus grandes sucessos.

Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, foi um cantor, compositor, poeta e letrista brasileiro. Nascido em 4 de abril de 1958, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Ao longo de sua fulminante trajetória, foi vocalista do Barão Vermelho e, na sequência, seguiu em carreira solo. Cazuza morreria na manhã de 7 de julho de 1990, vítima de complicações decorrentes da aids. De qualquer maneira, seu legado permanece.

 

1) Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 4 de abril de 1958. Ele é ariano.

3) Filho da costureira Lucinha Araújo e do produtor musical João Araújo, que chegou a presidir a gravadora Som Livre, era de uma família de classe média alta.

4) Por conta do ambiente profissional de seu pai, Cazuza cresceu cercado por artistas como Elis ReginaCaetano Veloso e os Novos Baianos.

5) Durante sua juventude, foi colega de escola e amigo do jornalista Pedro Bial.

6) Quando tinham 11 anos, os dois deveriam entrevistar alguém importante para um trabalho da escola. O pai de Cazuza conseguiu que o poeta e compositor Vinicius de Moraes recebesse a dupla. Vinicius concedeu a entrevista em sua banheira e deu uísque para os dois. O poeta teria se impressionado com o conhecimento de Cazuza e Bial.

7) Aos 15 anos, ele seguia o poeta Carlos Drummond de Andrade quando saía para passear no Leblon e em Ipanema, no Rio. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, sua mãe lembrou que costumava alertá-lo:

– Meu filho, ele vai achar que você quer assaltá-lo. E ele respondia que o poeta nem reparava e que ele fazia isso porque o admirava muito.

8) Desde jovem Cazuza já se expressava por meio da escrita. Aos 17 anos, dedicou um poema a sua avó materna, Maria, que havia morrido. Anos mais tarde, o registro viraria uma música interpretada por Ney Matogrosso, intitulada Poema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *