Outubro Rosa: testes genéticos podem ajudar na prevenção do câncer de mama
ICC Genômica oferece soluções personalizadas de prevenção e tratamento ao câncer, através da Oncogenética
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cânceres associados a fatores genéticos e hereditários correspondem a cerca de 5% a 10% de todos os casos de câncer, podendo ser até 15% no caso do câncer de mama. Com o avanço da ciência e da tecnologia, a descoberta da predisposição ao câncer, antes mesmo de surgirem manifestações clínicas, tornou-se uma realidade. Uma iniciativa do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), exclusiva no estado, é capaz de ajudar mulheres a prevenirem a doença, por meio de aconselhamento genético e testes moleculares, com foco nas pacientes que apresentam histórico familiar da doença. Dessa forma, o ICC Genômica vem transformando o cuidado oncológico através de tecnologias genéticas avançadas e soluções personalizadas, dando uma resposta à crescente demanda por tratamentos mais eficazes e individualizados no combate ao câncer.
A importância do teste genético: o caso Angelina Jolie e a conduta no ICC
Há cerca de uma década, um dos casos mais emblemáticos foi o da atriz Angelina Jolie, que chamou a atenção do mundo ao optar por uma mastectomia preventiva, depois de descobrir que possuía uma mutação no gene BRCA2, que aumenta significativamente o risco de câncer de mama e ovário. A atriz realizou o teste genético, pois tinha um forte histórico familiar: mãe, avó e tias maternas que tinham falecido de câncer de mama ou ovário. O conhecimento da sua predisposição genética permitiu a adoção de estratégias de prevenção e diminuição dos riscos de desenvolvimento de tumores.
Seguindo uma linha similar de cuidado, o ICC Genômica oferece testes genéticos que ajudam a identificar mutações como a da atriz e orientar pacientes de forma preventiva.
De acordo com Clarissa Picanço, médica geneticista do ICC Genômica, “os pacientes que buscam o teste genético geralmente têm um histórico pessoal e/ou familiar de câncer. Com os dados coletados em consulta, traçamos um perfil de risco e, se houver indicação, indicamos o teste genético, que será realizado através do sequenciamento de genes relacionados à predisposição ao câncer. A partir dos resultados, podemos recomendar uma vigilância mais individualizada, exames mais específicos, como a ressonância em vez da mamografia, e até mesmo cirurgias redutoras de risco, como no caso de Angelina Jolie”, explica a especialista.
Clarissa ressalta que o acompanhamento não se limita ao paciente. “Se uma mutação é identificada, podemos testar familiares próximos, como filhos e irmãos, para determinar quem herdou a mutação ou variante patogênica de risco. O objetivo é usar essa informação como uma ferramenta de proteção, a fim de oferecer vigilância personalizada, prevenção ao câncer, decisões terapêuticas e até mesmo mudança no estilo de vida, buscando hábitos mais saudáveis”, completa.
Um exemplo prático de sucesso no ICC
Um caso recentemente atendido no ICC Genômica ilustra a importância dessa abordagem preventiva. “Recentemente, uma jovem paciente, com histórico familiar de câncer de mama, decidiu realizar o teste genético. Sua mãe e sua tia faleceram de câncer de mama muito jovens. O teste revelou que ela também possuía mutação genética, o que a levou a optar por uma cirurgia redutora de risco. Durante os exames pré-operatórios, foi identificada uma lesão que, após biópsia, já indicava a presença de um câncer inicial. Graças à vigilância precoce e ao tratamento rápido, as chances de cura dessa paciente aumentaram significativamente”, relata a médica geneticista.
Pesquisa Genética no ICC
O ICC, por meio do ICC Genômica, também conduz pesquisas para identificar a distribuição de mutações genéticas no estado do Ceará. Maria Júlia, coordenadora da iniciativa, explica que “desde 2018, o ICC desenvolve um estudo que já avaliou mais de 1.200 pacientes, principalmente aqueles com síndromes hereditárias relacionadas ao câncer de mama e ovário. Isso nos permite mapear e entender como essas mutações estão presentes na nossa população, além de colaborar com estudos nacionais que investigam o genoma brasileiro”, explica.
Prevenção e Cuidado Integral no ICC
Durante a campanha do outubro rosa, além dos testes genéticos, o ICC oferece ainda, durante todo o mês, pacotes de check up feminino a preços populares, com facilidades de pagamento, no Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ), principal complexo hospitalar do Grupo ICC. Esses pacotes incluem mamografias e outros exames preventivos essenciais, garantindo que as mulheres recebam o melhor cuidado possível de forma integral e acessível.
Para agendamentos de check ups ou mais informações sobre o teste genético, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone: (85) 3288-4575.
Sobre o ICC
Com mais de 80 anos de atuação, o Grupo ICC é referência em oncologia no Norte e Nordeste do Brasil. A instituição se destaca pela excelência no cuidado, pela inovação nos tratamentos e pelo compromisso com a humanização. Durante o Outubro Rosa, o ICC reafirma seu papel de liderança na saúde feminina, oferecendo ações e serviços que visam à prevenção e ao diagnóstico precoce, sempre com foco no bem-estar das mulheres e no acompanhamento com os melhores especialistas.