Projeto Conversa com Artistas encerra com a participação de Francisco de Almeida, no Espaço Cultural Unifor

 

O último final de semana do projeto “Conversa com Artistas” recebe no Espaço Cultural Unifor o xilogravurista Francisco de Almeida para um bate-papo com o público sobre o processo criativo de suas obras que estão expostas na 20ª Unifor Plástica: Simultaneidades – A Arte com a Palavra. O encontro acontece no dia 29 de fevereiro (sábado), de 16h30 às 18h, com entrada gratuita. Será a última edição do projeto, que ao longo de fevereiro aproximou expectadores e artistas.

“A Unifor Plástica é uma mostra que acontece desde 1973, no mesmo ano em que a Universidade de Fortaleza foi inaugurada, e vem se atualizando ao longo do tempo. Essa 20ª edição é comemorativa e traz 25 artistas cearenses, enaltecendo a arte e a cultura local, uma marca do nosso espaço. O projeto Conversa com Artistas veio para aproximar o público dos artistas e vice-versa”, destaca Adriana Helena Moreira, gestora do Espaço Cultural Unifor.

Xilogravurista. Filho de pai ourives e mãe bordadeira e neto de avó rendeira, começou a desenhar cedo observando o pai. Mudou-se de Crateús para Fortaleza aos 15 anos e estudou xilogravura com Sebastião de Paula. Posteriormente, frequentou cursos de pintura na Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza (Unifor). Participou de exposições em Fortaleza, Sobral, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Argentina e Espanha, com destaque para sua participação no Panorama da Arte Brasileira do MAM, em São Paulo (2005), na Bienal de Valência, em 2007, e na VII Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2009). Embora tenha produzido pinturas no início de sua carreira, especializou-se posteriormente na xilogravura, inclusive realizando experimentos técnicos, como aqueles orientados para a produção de obras de grandes dimensões e para a elaboração de xilogravuras fragmentadas, permitindo a realização de inúmeras obras usando variações de uma mesma matriz. Sua produção se debruça principalmente sobre a religiosidade nordestina.

Serviço
Projeto “Conversa com Artistas”

Data: 29/02 (sábado)
Horário: 16h30 às 18h
Local: Espaço Cultural Unifor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *