Nil Roque abre exposição no Sobrado José Lourenço

 

 

As obras de Nil Roque ocupam, a partir de 5 de outubro, o andar térreo do Sobrado Dr. José Lourenço com sua primeira exposição individual, com curadoria de Aldonso Palácio, realização da Galeria Contemporarte e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Sobrado Dr. José Lourenço. Durante a abertura será lançado catálogo com introdução de Denise Mattar. A exposição segue aberta até 20 de novembro, com entrada gratuita.

Nill Roque nasceu em Baturité, Ceará, em 1985, onde vive e trabalha. O artista iniciou sua produção aos 13 anos, aprendendo técnicas clássicas de retrato, natureza morta e paisagem. Ricamente cercado pela natureza e pelos elementos e hábitos dos moradores do sertão, conseguiu desenvolver um estilo próprio de esculturas, a partir de materiais naturais, o qual gradativamente foi modificado pela inserção de novas tecnologias no seu processo artístico.

“Relevo Tonal” conta com 18 esculturas que datam de 2006 até 2019 e pode ser classificada em duas vertentes: os retratos, onde Nil se apropria de portraits de artistas que lhe são importantes, ícones pop, estatuário clássico e rostos da história da arte. E uma outra, além das abstrações geométricas em forma de círculos e cabaças, nas quais ele expande o domínio sobre a pintura e a gradação de tons de cinza sobre as esculturas. Em ambas, é possível perceber a constante pesquisa do artista sobre as questões da construção e desconstrução da imagem, da criação de ilusões a partir da realidade tátil em um universo visual rítmico e instigante. Os intrínsecos relevos chamam à interação a partir do jogo entre perspectiva e luz, reconfigurando a obra através de cada novo olhar.

 

 

 

SERVIÇO:

NIL ROQUE – RELEVO TONAL

Abertura: sábado, 5 de outubro às 10h

Exposição: 5 de outubro a 20 de novembro de 2019

Local: Sobrado Dr. José Lourenço

Endereço: Rua Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza – CE

Visitação: segunda a sexta, de 9h às 17h / sábados de 9h às 14h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *