Dia do Servidor Público. O trabalho que move o Ceará: dedicação, aprendizado e compromisso com o servir

Quando finalmente a água jorra na torneira de uma comunidade do interior do Ceará, quando uma criança conquista uma vaga na escola pública ou quando a saúde de alguém é restaurada em um hospital público, por exemplo, há sempre o trabalho dedicado do servidor público, que transforma planos de governo em ações concretas. O servidor planeja, executa e faz acontecer, garantindo que a população tenha acesso a todas as condições que proporcionam uma vida com dignidade. Cada conquista do cidadão cearense carrega a dedicação de quem transforma políticas em realidades e sonhos em oportunidades.

Por isso, neste 28 de outubro, quando celebramos o Dia do Servidor Público, destacamos a trajetória de quem escolheu fazer da vocação de servir um propósito de vida. Mostramos a história de servidores que representam o compromisso e a dedicação de tantos outros, além dos avanços que o Governo do Ceará tem promovido para valorizar essa categoria essencial e fortalecer a oferta de serviços públicos cada vez mais eficientes e humanos à população.

Há poucos meses como servidor público da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Hywre de Brito faz da possibilidade de melhorar a vida das pessoas o seu combustível diário para o aperfeiçoamento no trabalho. “O que mais me motiva é fazer parte de projetos que possuem impacto na vida do cidadão. Saber que o meu trabalho pode fazer a diferença e deixar um legado me motiva a fazer cada dia mais e melhor”, afirma o servidor, que ingressou no Governo do Ceará por meio de concurso público realizado em 2024.

Atuando há 40 anos no serviço público do Estado do Ceará, a servidora da Seplag-CE, Ana Cláudia Machado Pinheiro, segue motivada e empenhada na missão de melhor servir aos cearenses. “Trabalhar como servidor público é cuidar das pessoas, zelar pelo patrimônio, fazer a diferença e dar retorno à sociedade. Os servidores públicos têm a oportunidade de atuarem junto às políticas e aos programas que beneficiam diretamente a comunidade e promovem o bem-estar coletivo. Assim, essa sensação de contribuição é gratificante e motivadora. Somos um agente de transformação no Estado”, declara.

Quem também atua há décadas no serviço público estadual e acompanha de perto as trajetórias de servidores que entregaram o seu melhor aos cearenses também não perde o brilho no olhar e a emoção ao falar sobre a missão que exerce. É o caso da servidora Guirlanda Ponte, da Seplag-CE. “O que mais me motiva é a possibilidade de transformar vidas por meio do nosso trabalho. O serviço público tem uma essência que vai além da rotina administrativa: ele é instrumento de cuidado, de transformação social e de construção de um Estado mais humano. Ver servidores e aposentados sendo valorizados, acolhidos e reconhecidos pelo que representam para o Ceará é o que renova, todos os dias, meu compromisso com o trabalho que realizamos”, diz.

Reconhecimento

O Governo do Ceará reconhece o trabalho essencial de seus servidores para a formulação e execução das políticas públicas que possibilitam um Estado mais justo, eficiente e humano. Tanto que, ao longo do ano, empreende esforços para valorizar os profissionais que estão atuando na saúde, educação, segurança, infraestrutura, planejamento, gestão, turismo, desenvolvimento e todas as áreas que compõem a administração pública estadual.

 

“Ser servidor público é servir com ética, responsabilidade e empatia. E nós reconhecemos que cada política executada, atendimento prestado carrega o esforço e o profissionalismo de nossos colaboradores. O Ceará é referência no país em muitas áreas, como Transparência e Educação, e sabemos que isso é fruto do comprometimento e dedicação de cada servidor, independente da função que exerce, por isso nosso sentimento é de gratidão a todos. Nesse contexto, reafirmamos nosso compromisso em continuar investindo na valorização dos servidores estaduais, reconhecendo o mérito e papel essencial no desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *