Vila das Artes reabre inscrições para estudos sobre recursos de acessibilidade nas artes circenses

 

São 20 vagas disponíveis para pessoas interessadas com idade a partir de 18 anos; inscrições seguem até dia 07/10 

 

A Escola Pública de Circo da Vila das Artes reabre as inscrições para a segunda edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses. As pessoas inscritas poderão participar do segundo módulo do núcleo, cujo tema é “Tecnologias Assistivas para o Circo”, que debate os meios e dispositivos de acessibilidade em apresentações circenses. As inscrições estarão abertas, via formulário online, até as 18h do dia 7 de outubro.

 

Os encontros são gratuitos e com realização presencial na Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). São 20 vagas disponíveis para pessoas interessadas com idade a partir de 18 anos.

A segunda edição conta com a mediação de João Paulo Lima, artista PcD, diretor e professor de teatro e circo, e Geórgia Vitrilis, travesti, artista translinguagem, arte-educadora e circense. O segundo módulo do Núcleo de Pesquisa contará com aula aberta do artista PcD Claudio Rubino

 

A aula de abertura do segundo módulo acontecerá na próxima quinta-feira (02/10), das 19h às 21h, de forma presencial e online, com transmissão ao vivo no canal da Vila das Artes no YouTube. Os demais encontros seguem até 18 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, na Vila das Artes.

 

Nesta edição, o Núcleo de Pesquisa propõe uma reflexão sobre o papel das tecnologias assistivas e dos recursos de acessibilidade no contexto do circo, considerando tanto a experiência do público quanto a atuação de artistas com deficiência em cena. Serão três eixos principais: tecnologias assistivas para o circo, narrativas de corpos dissidentes e acessibilidades poéticas. O terceiro e último módulo, cujo tema é “Narrativas de Corpos Dissidentes no Circo”, terá início no dia 13 de novembro, a partir de uma palestra pública.

 

Sobre a mediação

 

Geórgia Vitrilis é travesti, artista translinguagem, arte-educadora e circense. Graduada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é formada no Curso Colaboratório em Artes Circenses e estudante de canto erudito na Escola Pública de Música da Vila das Artes. Pesquisa dramaturgia encarnada, dissidência e acessibilidade poética em práticas artísticas.

 

João Paulo Lima é artista, pesquisador e docente. Doutorando em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). João é assessor de acessibiidade e realiza atividades relacionadas ao teatro e à dança. Desde 2006, o artista vem participando, promovendo e criando processos que envolvem dança e integração de corporeidades. Dirige espetáculos, videodanças e videoperformances. O artista também idealiza e realiza trabalhos interseccionando temas e linguagens artísticas, principalmente dança, audiovisual, performance e fotografia.

 

Serviço

 

Reabertura das inscrições da 2ª edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

Data: 09, 16, 23, 30/10 e 06/11

Horário: 19h às 21h

Inscrições até as 18h do dia 7 de outubro

Vagas: 20

Faixa etária: 18 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *