Reitor da Estácio Ceará participa do 1º Encontro Nacional de Cursos Tecnológicos em Gestão e Negócios
O reitor da Estácio Ceará, Vinícius Pereira, participou do 1º Encontro Nacional de Cursos Tecnológicos em Gestão e Negócios (ENTEG 2025), realizado na última quarta-feira (22), na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O evento inédito foi promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) e contou com o apoio do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE).Vinícius Pereira integrou o primeiro painel do encontro, que abordou o tema “Cursos tecnológicos em gestão e negócios: adaptação a novos desafios”. O debate reuniu lideranças acadêmicas e profissionais da área para discutir a importância dos cursos tecnológicos diante das transformações do mercado e da necessidade de formação de profissionais com perfil dinâmico e voltado à prática.
De acordo com dados apresentados durante o evento, o bacharelado em Administração ocupa o terceiro lugar em número de matrículas no país, com 824.874 estudantes, ficando atrás apenas de Pedagogia e Direito. Já os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios reúnem centenas de milhares de alunos em todo o Brasil, o que reforça sua relevância e consolidação como caminho estratégico para formação superior.
“Os cursos tecnológicos têm um papel fundamental na formação de profissionais alinhados às demandas reais do mercado. Eles representam uma alternativa ágil, moderna e conectada com as transformações da economia e do mundo do trabalho. Participar desse encontro é uma oportunidade valiosa de compartilhar experiências e contribuir para o fortalecimento dessa modalidade de ensino”, destacou Vinícius Pereira, reitor da Estácio Ceará.
O 1º ENTEG surge com o propósito de criar um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e oportunidades dos cursos tecnológicos na área de gestão e negócios. O evento propõe discutir o processo de formação acadêmica dos futuros tecnólogos, as metodologias de ensino, a qualificação docente e a integração entre academia, mercado e entidades representativas da Administração.



