Festival Choro Jazz reúne grandes nomes em Fortaleza, no Anfiteatro Dragão do Mar. Entrada gratuita
Marimbanda e Adelson Viana, Toninho Horta, Lorena Nunes e Marcos Valle convidando Joyce Moreno são as atrações na capital cearense. De 2 a 7 de dezembro, o Choro Jazz, apresentado pela Petrobras, acontece em Jericoacoara, também com acesso gratuito às apresentações
O grande encontro da música do Brasil, que em julho deste ano promoveu pela segunda vez uma etapa no Pará, na Ilha de Marajó, chega à sua reta final em Fortaleza e Jericoacoara, onde nasceu em 2009 como um dos principais eventos do calendário musical brasileiro, aportando com toda a intensidade, neste fim de ano, nos seus espaços mais tradicionais, oferecendo ao público atrações especialíssimas.
Com uma programação repleta de grandes nomes, sempre com acesso gratuito, o Festival Choro Jazz é mais uma vez apresentado pela Petrobras, a grande incentivadora da proposta itinerante, pelo segundo ano consecutivo. Os shows da etapa Fortaleza acontecem nos dias 7 e 8 de novembro, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, com entrada franca, como é característica do festival.
Outra marca do Festival Choro Jazz é a sua interface de formação, com oficinas abertas a todos os interessados. Desta vez, em Fortaleza, quem ministra uma oficina é o mestre Toninho Horta, das Minas Gerais, em uma privilegiada oportunidade, também com acesso gratuito, na Escola Pública de Música de Fortaleza, na Vila das Artes (Rua Capitão Gustavo, 3552), com o tema “Harmonia e liberdade de criação”, na sexta-feira, 6/11, às 15h.
Já a etapa Jericoacoara acontece de 2 a 7 de dezembro, em palco montado na praça principal da vila, distrito do município de Jijoca de Jericoacoara, e com um convite a uma semana inteira de imersão na música, para artistas, turistas, moradores, com oficinas pela manhã e à tarde, rodas de choro no começo da noite, muitos, muitos shows e rodas de improvisação informais que cortam a madrugada. A programação de Jericoacoara, também cheia de grandes nomes, será divulgada em breve.
Confira a programação do festival em Fortaleza
Em Fortaleza o público poderá desfrutar, no sábado, 7 de novembro, a partir das 19h, as apresentações da Marimbanda, mais emblemático grupo da música instrumental do Ceará para o Brasil, recebendo como convidado especialíssimo o mestre acordeonista e pianista Adelson Viana. O segundo show da noite é do grande andarilho da música do mundo, o mineiro Toninho Horta, mestre da guitarra, do violão, das harmonias, dos arranjos, das composições.
No domingo, 8 de novembro, também a partir das 19h, a plateia vai aplaudir Lorena Nunes, uma das cantoras e compositoras mais destacadas da cena do Ceará para o Brasil e para outros países. Lorena é também a apresentadora do Festival Choro Jazz, desde o ano passado, para as etapas Fortaleza e Jericoacoara. Fechando a segunda noite e a etapa Fortaleza do Choro Jazz, ninguém menos do que Marcos Valle, convidando Joyce Moreno, ambos cantores, compositores, instrumentistas, mestres da música do mundo, há décadas amplamente reconhecidos como referências internacionais na bossa, no samba, nas baladas, na canção brasileira, nas influências jazzísticas e na forte personalidade musical.
O Festival Choro Jazz conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, do Governo do Estado do Ceará; da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, da Prefeitura de Fortaleza; com apresentação da Petrobras, em uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“É um grande encontro da música do Brasil, pra chamar atenção pra diversidade, a beleza, a intensidade dessa música, pra dimensão do nosso país e pra importância de termos ações como esta em outras regiões. É uma honra e uma alegria estarmos mais uma vez em Fortaleza e Jericoacoara com o Festival Choro Jazz”, destaca Capucho.
Serviço:
Festival Choro Jazz 2025. Etapa Fortaleza. Sexta, 6/11, às 15h, na Escola Pública de Música, na Vila das Artes, oficina com Toninho Horta. Sábado, 7/11, às 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, shows de Marimbanda e Adelson Viana e de Toninho Horta e grupo. Domingo, 8/11, às 19h, também no anfiteatro do Dragão, shows com Lorena Nunes e grupo e com Marcos Valle convidando Joyce Moreno.
Entrada franca em todas as atividades. Inscrições prévias para a oficina, com link disponível no Instagram @chorojazz. Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta na etapa Fortaleza com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, além da Prefeitura de Fortaleza. Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.